Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook YouTube
Enviar E-mail
 
 

 Hábitos alimentares, hiperhomocisteinémia e doença cardiovascular em diabéticos tipo 2 

 

Investigador Responsável: Helena Soares Costa

Duração: 2009-2011

Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Parcerias: Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Resumo: A diabetes mellitus é considerada como um dos mais graves problemas de saúde pública e, só no nosso País, calcula-se que existam cerca de 1 milhão de portugueses diabéticos. A diabetes tipo 2 e a hiperhomocisteinémia estão ambos considerados factores de risco independentes da doença cardiovascular. A população em estudo consiste em três grupos: 75 diabéticos do tipo 2 com angiopatia, 75 diabéticos do tipo 2 sem angiopatia, ambos recrutados na Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e 150 controlos. Os níveis plasmáticos de homocisteína e cisteína, malondialdeído, folatos, vitaminas B6, B12, C, A e E, e carotenóides serão determinados por métodos analíticos de referência. Os parâmetros antropométricos e fisiológicos dos participantes serão obtidos por medição de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Os hábitos alimentares serão avaliados por intermédio de um questionário semi-quantitativo de frequência alimentar validado para a população Portuguesa e por um diário alimentar de 72 horas. A conversão em nutrientes será obtida recorrendo à Tabela de Composição dos Alimentos publicada pelo INSA, em 2006.

Objectivo: O objectivo do presente estudo é relacionar a presença de complicações angiopáticas nos diabéticos tipo 2 com uma elevação dos níveis plasmáticos da homocisteína e
cisteína e a diminuição dos níveis sanguíneos de antioxidantes e dos cofactores do metabolismo da homocisteína.

Resultados esperados: Obter resultados que possam ser utilizados na educação alimentar de diabéticos do tipo 2 com a perspectiva de actuar ao nível da prevenção e progressão da doença cardiovascular, nomeadamente pelo aumento da ingestão de alimentos ricos em micronutrientes antioxidantes e/ou nos principais cofactores envolvidos no metabolismo da homocisteína e pela redução da ingestão de alimentos homocisteinogénicos.


Áreas de projecto : Investigação & Desenvolvimento

Departamentos: Alimentação e Nutrição

Áreas de trabalho: Nutrição Aplicada