Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube

Página Inicial

 

_Noticias
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do Departamento de Epidemiologia, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Científica (BIC) – 1 vaga – a candidatos (M/F), com a ref.ª 2015DEP/IMOVE+/BIC/01, no âmbito do Projeto de Investigação "IMOVE+ Integrated Monitoring of Vaccines Effects in Europe: a platform to measure and compare effectiveness and impact of influenza and pneumococcal vaccines and vaccination strategies in the elderly”, financiado pelo programa Horizon2020 através da EPIConcept SARL. Ver Detalhe
Raquel Guiomar, responsável pelo Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe e Outros Vírus Respiratórios do Instituto Ricardo Jorge, explica os objetivos da "4ª Reunião da Vigilância Epidemiológica da Gripe em Portugal". O encontro, que se realiza dia 6 de outubro no auditório do Instituto, em Lisboa, destina-se a todos os interessados nas questões da vigilância epidemiológica desta doença respiratória sazonal. Ver Detalhe
 
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P. (Instituto Ricardo Jorge), Departamento de Alimentação e Nutrição, abre Concurso para atribuição de Bolsa de Investigação Científica – 1 vaga – a candidatos (M/F), no âmbito do Projeto 2015DAN1181, designado por “WHO Collaborating Centre for Nutrition and Childhood Obesity”, cofinanciado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Instituto Ricardo Jorge. Ver Detalhe
O Instituto Ricardo Jorge dispõe de um novo auditório no seu edifício-sede. Este espaço foi inteiramente renovado e entrou recentemente em funcionamento, visando dotar as instalações do Instituto de um local com condições modernas de funcionamento e de acolhimento para diversos tipos de eventos em que exista a necessidade de albergar uma audiência alargada. Ver Detalhe
 
 

O Instituto Ricardo Jorge dispõe de diversos espaços para realização de reuniões, seminários, congressos e outro tipo de eventos. O auditório e salas de reuniões - em Lisboa, Porto e Águas de Moura – podem ser utilizados por entidades externas, mediante aluguer. Conheça aqui pormenorizadamente cada um destes espaços.

Raquel Sabino, investigadora do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, foi nomeada embaixadora portuguesa da Global Action Fund for Fungal Infections, uma organização internacional de combate às infeções fúngicas. Estima-se que em todo o mundo morram por ano mais de 1 milhão e 350 mil pessoas em consequência de uma infeção fúngica grave.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge), Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Científica – 1 vaga – a candidatos (M/F), no âmbito do Projeto “Autism Spectrum Disorder in the European Union - ASDEU” - Refª. 2014DPS1036/BPD/01 e financiado pela DG-SANCO.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge), Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Científica – 1 vaga – a candidatos (M/F), no âmbito do Projeto “Autism Spectrum Disorder in the European Union - ASDEU” - Refª. 2014DPS1036/BIC/01 e financiado pela DG-SANCO.
Sabia que é em casa que se dão a maioria dos acidentes? São os chamados Acidentes Domésticos e de Lazer (ADL) que atingem os indivíduos ao longo de toda a sua vida, em especial as crianças e os seniores. Só na União Europeia, entre 2008-2010, ocorreram 233.000 mortes por acidente, das quais 42 por cento (98 891) foram ADL com 22 865 000 hospitalizações.
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge está presente nas redes sociais Facebook, Twitter e YouTube, com o objetivo de melhorar a sua comunicação. Se ainda não nos segue, visite-nos e fique a par das últimas notícias e informações sobre a Instituição.
Nos primeiros sete meses de 2015, nasceram em Portugal mais 1500 bebés do que em igual período do ano passado. Estes dados dizem respeito ao número de recém-nascidos a quem foi realizado o chamado "testo do pezinho", no âmbito do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN), disponibiliza vários serviços na área da segurança alimentar. O controlo microbiológico na restauração coletiva, garantido pelo Laboratório de Microbiologia, é um desses serviços.
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge promove, dia 14 de setembro, nas suas instalações em Lisboa, um workshop intitulado "EConDa 2015 - Economics of Chronic Diseases, Dissemination of Project Results". A entrada no evento é livre, mas sujeita a registo prévio e limitada à capacidade da sala.
Os Acidentes Domésticos e de Lazer provocam diariamente vítimas mortais e elevados custos sociais e de produtividade. Portugal tem um projeto que monitoriza este tipo de acidentes, o qual é coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge: o EVITA - Epidemiologia e Vigilância dos Traumatismos e Acidentes.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge foi responsável pela monitorização e vigilância epidemiológica dos cuidados de saúde prestados no Festival Andanças 2015, que decorreu de 3 a 9 de agosto na Barragem de Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide. Durante os sete dias do evento, foram registadas mais de mil ocorrências, na sua maioria correspondentes a pequenas feridas e ou traumatismos.

Um microscópio usado por Oswaldo Cruz (1872-1917), célebre médico, bacteriologista e sanitarista brasileiro, é a peça destacada pelo Museu da Saúde para o 3º trimestre de 2015. Trata-se de um objeto pertencente ao acervo museológico da Fundação Oswaldo Cruz (Brasil).

O Programa Investigador FCT 2015 visa lançar a carreira de novos investigadores de mérito ou potenciar a carreira de investigadores já independentes. O objetivo geral é permitir o recrutamento de mil pesquisadores para centros de investigação em Portugal e o Instituto Ricardo Jorge está a aceitar candidaturas no âmbito desta iniciativa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
_Destaques
Perguntas mais Frequentes
Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico 2013-2016
Vigilância integrada clínica e virológica da gripe; Rede médicos sentinela e serviços de urgência.
Rede de Vigilância de Vetores. Culicídeos - mosquitos. Ixodídeos - carraças
Inquérito sobre os hábitos de consumo de água na população portuguesa
Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade dos Laboratórios.
Vigilância Epidemiológica das Resistências aos Antimicrobianos
Tabela da Composição de Alimentos disponível para pesquisa gratuita.
Redes de Partilha de Informação em Segurança Alimentar e Nutrição
Ações para o desenvolvimento em saúde, com parceiros internacionais.
Boletim Epidemiológico Observações
Plano de Formação para a promoção e melhoria de competências em Saúde Pública.
Diagnosticar doenças nas primeiras semanas de vida do bebé e tratá-las precocemente.
Situação epidemiológica da infecção VIH/SIDA, caracterizada segundo as principais categorias de transmissão.
O Plano Nacional de Saúde acaba de ser revisto e estendido até 2020. Conheça os novos grandes desígnios.
Acesso a áreas reservadas para utilizadores previamente credenciados pelo INSA