Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook YouTube

Página Inicial

Boletim Epidemiológico Observações nº 10
_Noticias
No próximo dia 26 de novembro será apresentada publicamente a obra “Alterações do Estado de Saúde Associadas à Alimentação: Contaminação Química - Micotoxinas”, que aborda as questões atuais consideradas mais relevantes no domínio das micotoxinas e suas implicações na saúde humana. Ver Detalhe
O INSA, IP divulga o relatório do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, conhecido também por “teste do pezinho”, relativo ao ano de 2013, elaborado pela Comissão Executiva do Programa. Ver Detalhe
 
O sistema EVITA - Epidemiologia e Vigilância dos Traumatismos e Acidentes, é um sistema de recolha e análise de dados sobre Acidentes Domésticos e de Lazer (ADL) que implicaram recurso às urgências de unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde. Ver Detalhe
Divulga-se o relatório anual referente à Infeção VIH/SIDA, elaborado pela Unidade de Referência e Vigilância Epidemiológica do Departamento de Doenças Infeciosas deste Instituto, em colaboração com o Programa Nacional da Infeção VIH/SIDA. Ver Detalhe
 
 
O INSA é responsável pelo Work Package 3 – Evaluation do Projeto Europeu European Joint Action – Working for Rare Diseases (EJA), que tem como finalidade apoiar a EUCERD no mandato que lhe foi atribuído pela Comissão Europeia.
No próximo dia 20 de novembro, o INSA realiza no Porto um curso teórico-prático sobre Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água destinado a técnicos de laboratório, professores e investigadores, empresas e a todos os profissionais na área da Saúde Pública interessados na temática.
O INSA IP, através da sua Biblioteca da Saúde, promove o seminário “Avaliação da Produção Científica e Visibilidade”, integrado no Ciclo de Seminários 2014 da BAD − Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas e com o apoio da ESBCO..
Para o mês de Novembro, o Museu da Saúde apresenta como Peça do Mês um Microscópio do seu acervo, remetendo para a celebração do Dia Mundial da Ciência para a Paz e Desenvolvimento.
Técnicos do laboratório da Escola Superior Politécnica do Uige da Universidade de Kimpa Vita virão ao INSA nos próximos meses de outubro e novembro para adquirir e aprofundar competências nos domínios da microbiologia clínica e da parasitologia.
A implementação de estratégias de gestão de biossegurança para minimizar os riscos biológicos a que os profissionais se encontram expostos é, desde há muito, uma preocupação do INSA,IP.
O estudo e_COR irá fazer um roteiro pelas 5 regiões de Portugal continental, arrancando dia 20 de Outubro na região do Alentejo, tendo já analisado a população da região Lisboa, Centro, Norte e Algarve terminando agora na região do Alentejo.
A Rede Médicos-Sentinela nasceu em 1989, fruto da ideia de José Marinho Falcão (Médico de Saúde Pública e Epidemiologista) em aproximar a vigilância em saúde em Portugal ao que se vinha fazendo noutros países da Europa.
O INSA, IP divulga o relatório anual da Rede Médicos-Sentinela referente ao ano 2013, elaborado pelo Departamento de Epidemiologia deste Instituto. A Rede Médicos-Sentinela (MS) é uma rede de médicos de família cuja atividade profissional se desenvolve em Centros de Saúde do Serviço Nacional de Saúde.
Divulga-se o número 10 do Boletim Epidemiológico Observações, relativo ao trimestre de outubro a dezembro de 2014. Observações é uma publicação científica trimestral, editada pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
Realiza-se no próximo dia 26 de novembro, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o 1º Simpósio Nacional “Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura - Alimentação Infantil & Contaminantes Químicos”.
Está em curso a recolha de dados, junto de uma amostra de alojamentos, em todo o território nacional. O Instituto Nacional de Estatística, em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, está a proceder à recolha de dados do Inquérito Nacional de Saúde (INS 2014).
Perguntas mais Frequentes
Vigilância integrada clínica e virológica da gripe; Rede médicos sentinela e serviços de urgência.
Rede de Vigilância de Vetores. Culicídeos - mosquitos. Ixodídeos - carraças
Inquérito sobre os hábitos de consumo de água na população portuguesa
Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade dos Laboratórios.
Vigilância Epidemiológica das Resistências aos Antimicrobianos
Tabela da Composição de Alimentos disponível para pesquisa gratuita.
Redes de Partilha de Informação em Segurança Alimentar e Nutrição
Ações para o desenvolvimento em saúde, com parceiros internacionais.
Boletim Epidemiológico Observações
Plano de Formação para a promoção e melhoria de competências em Saúde Pública.
Diagnosticar doenças nas primeiras semanas de vida do bebé e tratá-las precocemente.
Situação epidemiológica da infecção VIH/SIDA, caracterizada segundo as principais categorias de transmissão.
Plano Nacional de Saúde 2011-2016. Participe no seu desenvolvimento.
Acesso a áreas reservadas para utilizadores previamente credenciados pelo INSA