Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube

Página Inicial

_Noticias

O Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, recebeu, dia 6 de maio, a visita de Camilla Stoltenberg, diretora do Instituto de Saúde Pública da Noruega. Uma oportunidade para a responsável norueguesa conhecer melhor duas das principais atividades de cooperação atualmente curso: o Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF) e o Inquérito Serológico Nacional (ISN).

Ver Detalhe
O Instituto Ricardo Jorge, através da sua Unidade de Resposta a Emergências e Biopreparação do Departamento de Doenças Infeciosas, vai contribuir para a revisão do manual de biossegurança da Organização Mundial da Saúde (OMS). Objetivo é aproveitar a experiência e as alternativas desenvolvidas pelo Instituto para ultrapassar alguns problemas de biossegurança em países com menos recursos. Ver Detalhe
 

O Instituto Ricardo Jorge acolheu, dia 15 de abril, nas suas instalações em Lisboa, uma sessão think tank "30 anos depois da carta de Ottawa”. As principais conclusões desta iniciativa, que teve como documento base de discussão a versão portuguesa do inquérito europeu promovido pela secção de Promoção da Saúde da European Public Health Association, serão apresentadas, em novembro, na 9ª Conferência Europeia de Saúde Pública.

Ver Detalhe

O Instituto Ricardo Jorge ativou o Sistema de Monitorização e Vigilância ÍCARO, um instrumento de observação no âmbito do qual se estuda o efeito de fatores climáticos na saúde humana. Este sistema é ativado todos os anos, entre maio e setembro, emitindo diariamente um índice de alerta que é disponibilizado às autoridades de saúde.

Ver Detalhe
 
 

O que é a história de saúde familiar? Como pode a história de saúde familiar ter efeito na minha saúde? Como é que as minhas escolhas afetam a minha saúde? As respostas a estas e outras questões podem ser encontradas na brochura sobre a história de saúde familiar, elaborada pelo Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis do Instituto Ricardo Jorge.

A prevenção de toxinfeções alimentares é o tema do artigo elaborado pelo Departamento de Alimentação e Nutrição e publicado na última edição da revista "PARA SI + Saúde e Bem estar”. O que fazer no caso de se sentir mal depois de comer ou como como garantir a segurança dos alimentos são as duas ideias-chave deste artigo, que resulta de uma parceria editorial entre o Instituto Ricardo Jorge e o Grupo Auchan.

O artista plástico Querubim Lapa de Almeida, um dos mais relevantes ceramistas portugueses, morreu, dia 2 de maio, aos 90 anos. Uma das suas obras, um painel cerâmico policromado datado de 1972, pode ser vista no átrio principal do edifício-sede do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa.

O Museu da Saúde apresenta como peça do mês de maio de 2016 uma pintura a óleo representando a Nossa Senhora da Conceição. A obra representa a Imaculada Conceição, coroada, envergando um manto azul, com o Menino ao colo, também coroado.

O Instituto Ricardo Jorge está a avaliar o impacto da introdução da vacina na infeção pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV), através do desenvolvimento de um projeto que visa determinar a incidência e identificar os genótipos HPV na população jovem vacinada. Os resultados serão analisados por comparação com o período anterior à introdução da vacina no Plano Nacional de Vacinação.

Em 2015, não foram identificadas em Portugal continental espécies de mosquitos exóticas/invasoras, de acordo com o relatório da Rede de Vigilância de Vetores REVIVE 2011-2015, divulgado dia 29 de abril. Nas amostras em que foi pesquisada a presença de flavivírus patogénicos para o Homem os resultados foram negativos.

A Rede de Vigilância de Vetores REVIVE, coordenada pelo Instituto Ricardo Jorge, contribui para um conhecimento sistemático da fauna de culicídeos e de ixodídeos de Portugal, e do seu potencial papel de vetor, constituindo uma componente dos programas de vigilância epidemiológica indispensável à avaliação do risco de transmissão de doenças potencialmente graves. Conheça o relatório REVIVE relativo ao ano de 2015 e a sua evolução nos últimos 5 anos (2011-2015).

Os primeiros resultados do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico, promovido e coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, vão ser apresentados publicamente, dia 31 de maio, no auditório do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. A inscrição no evento é gratuita mas sujeita a registo prévio.

O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental, vai organizar, dia 18 de maio, em Lisboa, a segunda edição do Curso “Controlo da qualidade da amostragem de água”. Os interessados em participar nesta ação devem efetuar a sua inscrição até 11 de maio.
O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, tem vindo a colaborar com a rede europeia para redução do marketing dirigido a crianças. Constituída por 28 países, esta rede tem como objetivo encontrar soluções para a redução da pressão do marketing dirigido a crianças, nomeadamente no que se refere à publicidade de alimentos e bebidas.
_Destaques
ISN
Inquérito Serológico Nacional 2015-2016
Vigilância integrada clínica e virológica da gripe; Rede médicos sentinela e serviços de urgência.
Plano de Formação para a promoção e melhoria de competências em Saúde Pública.
Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico 2013-2016
Perguntas mais Frequentes
Promoção, prevenção e gestão de doenças crónicas; Boas práticas.
Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade dos Laboratórios.
Rede de Vigilância de Vetores. Culicídeos - mosquitos. Ixodídeos - carraças
Situação epidemiológica da infecção VIH/SIDA, caracterizada segundo as principais categorias de transmissão.
Vigilância Epidemiológica das Resistências aos Antimicrobianos
Tabela da Composição de Alimentos disponível para pesquisa gratuita.
Redes de Partilha de Informação em Segurança Alimentar e Nutrição
Diagnosticar doenças nas primeiras semanas de vida do bebé e tratá-las precocemente.
Boletim Epidemiológico Observações
Ações para o desenvolvimento em saúde, com parceiros internacionais.
O Plano Nacional de Saúde acaba de ser revisto e estendido até 2020. Conheça os novos grandes desígnios.
Acesso a áreas reservadas para utilizadores previamente credenciados pelo INSA