Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube

Página Inicial

_Noticias
O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental, coorganizou uma reunião sobre impacto do aquecimento global na qualidade das areias de praias, durante a conferência "Recreational Beaches Conference" da Agência Federal para o Ambiente dos Estados Unidos da América. O encontro teve como objetivo alcançar consensos sobre os impactos da areia nos níveis bacterianos indicadores da qualidade da água balnear. Ver Detalhe

O Instituto Ricardo Jorge recebeu, entre 18 e 19 de agosto, a visita de uma delegação do Programa Europeu de Formação em Microbiologia em Saúde Pública (EUPHEM) do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC). Aftab Jasir, responsável do programa EUPHEM, fez um balanço positivo desta visita e elogia a multidisciplinaridade e qualidade do trabalho desenvolvido pelo Instituto na área da Saúde Pública.

Ver Detalhe
 
Uma delegação do Programa Europeu de Formação em Microbiologia em Saúde Pública (EUPHEM) do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) visitou, nos dias 18 e 19 de agosto, o Instituto Ricardo Jorge. A visita teve como objetivo avaliar a possibilidade dos laboratórios do Departamento de Doenças Infeciosas passarem a receber bolseiros deste programa. Ver Detalhe
Continuam abertas, até 12 de setembro, as inscrições para o "Contaminantes Alimentares e Avaliação de Risco: Um contributo para a Segurança Alimentar", que terá lugar, dia 20 de setembro, em Lisboa, auditório do Instituto Ricardo Jorge. Organizado pelo Departamento de Alimentação e Nutrição, o evento permitirá, por exemplo, clarificar os conceitos relacionados com a análise dos riscos associados à cadeia alimentar. Ver Detalhe
 
 
O Instituto Ricardo Jorge voltou a colaborar na vigilância epidemiológica do Boom Festival 2016, que decorreu de 11 a 18 de Agosto, em Idanha-a-Nova. O principal objetivo desta colaboração passou por permitir a resposta atempada e adequada por parte dos serviços de Saúde locais a eventuais situações de risco para a saúde dos participantes.

O Ministério da Saúde designou uma nova Comissão Coordenadora do Registo Nacional de Estudos Clínicos, que promove a interação entre os diferentes parceiros na área da investigação clínica. Fernando de Almeida, presidente do Conselho Diretivo do Instituto Ricardo Jorge, é um dos três elementos desta comissão, na qualidade de representante do Instituto.

Entre junho de 2015 e junho de 2016 foram enviadas ao Instituto Ricardo Jorge 388 amostras com pedido específico de diagnóstico de Zika. A maior parte destes pedidos coincide com a confirmação da ocorrência de infeções congénitas assim como da transmissão por via sexual realizada pela Organização Mundial da Saúde não se tratando provavelmente de casos de suspeita de doença mas de diagnóstico diferencial ou exclusão de infeção nas grávidas.

É já nos próximos dias 15 de 16 de setembro que terá lugar o curso "Controlo microbiológico do ar e superfícies em contexto hospitalar", organizado pela Unidade do Ar e Saúde Ocupacional do Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Ricardo Jorge. Os interessados em participar nesta iniciativa ainda poderão fazer a sua inscrição até 2 de setembro.

O último estágio no Instituto Ricardo Jorge no âmbito do programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2016 decorreu, de 8 a 12 de agosto, em Lisboa, nos laboratórios do Departamento de Alimentação e Nutrição. A iniciativa teve como objetivo proporcionar aprendizagens nos domínios, entre outros, das técnicas de análise química em alimentos e contaminantes inorgânicos.

A salada é uma opção fácil e rápida de preparar, constituindo um refeição muito fresca, nutritiva e saudável para os dias quentes de primavera e verão, quer seja nas férias ou no local do trabalho. Saiba como preparar a salada ideal e garantir a sua segurança e qualidade nutricional.

O Hospital da Horta (Ilha do Faial), a Unidade de Saúde da Ilha de São Jorge e a Unidade de Saúde da Ilha de Santa Maria estão a apoiar o Instituto Ricardo Jorge no recrutamento de participantes para o Inquérito Serológico Nacional (ISN) 2015-2016 na Região Autónoma dos Açores. O ISN tem como objetivo principal conhecer o estado imunitário atual da população para as doenças contempladas no Programa Nacional de Vacinação.
O Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do Instituto Ricardo Jorge, no âmbito da colaboração com a OMS como Centro Colaborativo para a Nutrição e Obesidade Infantil, integrou a missão da OMS/Europa ao Turquemenistão, de 20 a 22 de julho. Objetivo passou por avaliar a capacidade laboratorial e eventual colaboração na capacitação de recursos humanos na implementação de metodologias analíticas na área composição nutricional de alimentos.
_Destaques
ISN
Inquérito Serológico Nacional 2015-2016
Plano de Formação para a promoção e melhoria de competências em Saúde Pública.
Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico 2013-2016
Perguntas mais Frequentes
Promoção, prevenção e gestão de doenças crónicas; Boas práticas.
Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade dos Laboratórios.
Rede de Vigilância de Vetores. Culicídeos - mosquitos. Ixodídeos - carraças
Situação epidemiológica da infecção VIH/SIDA, caracterizada segundo as principais categorias de transmissão.
Vigilância Epidemiológica das Resistências aos Antimicrobianos
Tabela da Composição de Alimentos disponível para pesquisa gratuita.
Vigilância integrada clínica e virológica da gripe; Rede médicos sentinela e serviços de urgência.
Redes de Partilha de Informação em Segurança Alimentar e Nutrição
Diagnosticar doenças nas primeiras semanas de vida do bebé e tratá-las precocemente.
Boletim Epidemiológico Observações
Ações para o desenvolvimento em saúde, com parceiros internacionais.
O Plano Nacional de Saúde acaba de ser revisto e estendido até 2020. Conheça os novos grandes desígnios.
Acesso a áreas reservadas para utilizadores previamente credenciados pelo INSA