Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook YouTube

Página Inicial

Boletim Epidemiológico Observações - Nº 9 Julho-Setembro 2014
_Noticias
O curso Malária: diagnóstico microscópico de A a Z (Lisboa, 21-23 de outubro) destina-se a médicos, biólogos, farmacêuticos, técnicos de diagnóstico e terapêutica e a outros profissionais da área de saúde com funções em laboratórios de análises clínicas. Ver Detalhe
O Instituto Nacional de saúde Doutor Ricardo Jorge, IP, através do Departamento de Alimentação e Nutrição, disponibiliza na área da Segurança Alimentar um Guia de Boas Práticas do Consumidor. Ver Detalhe
 
As infeções gastrintestinais são a patologia mais comum no mundo inteiro e em qualquer faixa etária. No entanto, a etiologia da doença é conhecida em menos de 20% dos casos e são escassos os conhecimentos sobre a sua epidemiologia. Ver Detalhe
Entre 29 de setembro e 31 de outubro de 2014, o Departamento de Epidemiologia está a inquirir pelo telefone o Painel ECOS. As perguntas serão sobre questões relacionadas com a saúde. Ver Detalhe
 
 
Anualmente, o Prémio Pulido Valente Ciência visa distinguir o melhor artigo publicado numa área das Ciências Biomédicas. Em 2014, distingue-se a área de oncologia.
No dia 26 de setembro de 2014, das 18h-01h, o INSA, I. P. associa-se à Noite Europeia dos Investigadores, iniciativa que vai decorrer no Museu Nacional de História Natural e da Ciência e na zona do Príncipe Real.
Está em curso a recolha de dados, junto de uma amostra de alojamentos, em todo o território nacional. O Instituto Nacional de Estatística, em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, está a proceder à recolha de dados do Inquérito Nacional de Saúde (INS 2014).
Já está disponível o livro de resumos das comunicações apresentadas no Temph14, um congresso organizado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge em colaboração com a Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa.
Técnicos do laboratório da Escola Superior Politécnica do Uige da Universidade de Kimpa Vita virão ao INSA nos próximos meses de outubro e novembro para adquirir e aprofundar competências nos domínios da microbiologia clínica e da parasitologia.
A deteção precoce da epidemia sazonal de gripe é fundamental para o planeamento e implementação adequado de um conjunto de procedimentos nas unidades de saúde, bem como nas recomendações de prevenção para a população.
Com a Peça do Mês de Setembro o Museu da Saúde associa-se às comemorações do Dia Mundial do Coração, celebrado no dia 29. Apresenta um Esfigmomanómetro desenvolvido pelo Dr. H. von Recklinghausen, em 1920, para medição da pressão arterial.
A exposição A Hipertensão Arterial em Portugal - uma exposição do Museu da Saúde, inaugurou no dia 16 de Setembro na Biblioteca Pública de Évora e foi integrada pela ARS Alentejo nas comemorações dos 35 anos do Serviço Nacional de Saúde.
O tema irá estar sob debate no simpósio "Segurança Alimentar: educar para prevenir", uma iniciativa do Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) que se realiza no dia 30 de setembro, em Lisboa.
 Departamento de Epidemiologia do INSA,IP organiza no próximo dia 15 de outubro a segunda edição do curso Sistemas de Informação Geográfica Aplicados à Epidemiologia.
No próximo dia 14 de outubro realiza-se no Porto a segunda edição do seminário “Implementação do Regulamento (UE) n.º 1169/2011”, organizado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P. em colaboração com a Universidade Católica do Porto.
Vai realizar-se no próximo dia 17 de outubro, na Ordem dos Médicos no Porto, a reunião dos 25 anos da Rede Médicos Sentinela subordinada ao tema "A Investigação em Medicina Geral e Familiar".
Realiza-se no próximo dia 26 de novembro, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o 1º Simpósio Nacional “Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura - Alimentação Infantil & Contaminantes Químicos”.
Realiza-se no dia 30 de outubro de 2014 a 7ª Reunião Anual PortFIR, nas instalações do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP (INSA, I.P.).
Perguntas mais Frequentes
Vigilância integrada clínica e virológica da gripe; Rede médicos sentinela e serviços de urgência.
Rede de Vigilância de Vetores. Culicídeos - mosquitos. Ixodídeos - carraças
Inquérito sobre os hábitos de consumo de água na população portuguesa
Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade dos Laboratórios.
Vigilância Epidemiológica das Resistências aos Antimicrobianos
Tabela da Composição de Alimentos disponível para pesquisa gratuita.
Redes de Partilha de Informação em Segurança Alimentar e Nutrição
Ações para o desenvolvimento em saúde, com parceiros internacionais.
Boletim Epidemiológico Observações
Plano de Formação para a promoção e melhoria de competências em Saúde Pública.
Diagnosticar doenças nas primeiras semanas de vida do bebé e tratá-las precocemente.
Situação epidemiológica da infecção VIH/SIDA, caracterizada segundo as principais categorias de transmissão.
Plano Nacional de Saúde 2011-2016. Participe no seu desenvolvimento.
Acesso a áreas reservadas para utilizadores previamente credenciados pelo INSA