Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook YouTube

Página Inicial

Boletim Epidemiológico Observações – Nº 12 Abril-Junho 2015
_Noticias
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Departamento de Epidemiologia, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação – 1 vaga – com o grau de Mestre, a candidatos (M/F), no âmbito do Projeto “Improvement of epidemiological health information to support public health decision and management in Portugal – towards reduced inequalities, improved health and bilateral cooperation”, designado por “INSEF - Inquérito de Saúde com Exame Físico". Ver Detalhe
Três meses decorridos do início do trabalho de campo, Carlos Dias, Diretor do Departamento de epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge, faz um balanço do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF). Já com cerca de metade dos inquéritos realizados, este responsável dá a conhecer como têm decorrido os trabalhos e as mais-valias deste estudo para a saúde dos portugueses e para o planeamento da saúde em Portugal. Ver Detalhe
 
Realizou-se nos dias 26 e 27 de maio a 4.ª Reunião do Grupo Coordenador do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF), que decorreu nas instalações do Instituto Ricardo Jorge. Este Grupo é composto por elementos do Instituto Ricardo Jorge, Instituto Norueguês de Saúde Pública, Administrações Regionais de Saúde e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, tendo como função acompanhar o decurso dos trabalhos em curso no âmbito do INSEF. Ver Detalhe
Nova edição do Boletim Epidemiológico Observações, trimestre abril-junho de 2015, já disponível. O Boletim Epidemiológico Observações é uma publicação científica trimestral, editada pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, que visa contribuir para o conhecimento da saúde da população, os fatores que a influenciam, a decisão e a intervenção em Saúde Pública, assim como a avaliação do seu impacte na população portuguesa. Ver Detalhe
 
 
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) e o Consultório GN-Saúde, do Grupo Ngamanda, localizado em Luanda – Angola, assinaram na passada semana um acordo de cooperação, colaboração e de prestação de serviços no âmbito da colheita e análise laboratorial, em especial para a realização do rastreio neonatal (teste do pezinho) a recém-nascidos no território da República de Angola.
A Ministra da Saúde de Timor-Leste, Maria do Céu Pina da Costa, visitou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge). Encontrando-se em visita oficial a Portugal acompanhada por diversos responsáveis pela área da saúde do país, a membro do Governo timorense ficou a conhecer de perto a atividade desenvolvida pelo Instituto, entidade que desenvolve uma tripla missão como laboratório do Estado no setor da saúde, laboratório nacional de referência e observatório nacional de saúde.
O Ministro da Saúde, Paulo Moita de Macedo, participou da 68.ª Assembleia Mundial da Saúde, que decorre em Genebra, Suíça. Já em Lisboa, concedeu uma entrevista à Rádio ONU, no dia 20 de maio, na qual referiu o combate ao ébola como tema em destaque nos debates do encontro e afirmou que Portugal está preparado para enfrentar e responder a catástrofes naturais.
O antigo Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Ricardo Jorge, Prof. Doutor Pereira Miguel, foi agraciado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito. A atribuição desta ordem honorífica foi consagrada por Alvará do Chefe de Estado do dia 16.02.2015, tendo o Ministro da Saúde efetuado a imposição das respetivas insígnias no Dia Mundial da Saúde, no passado dia 7 de abril.
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) apresentou quatro candidaturas no âmbito dos projetos Twinning, iniciativa da Comissão Europeia que tem como objetivo reduzir o desnível das taxas  de sucesso na participação dos vários países europeus em programas-quadro de investigação.
Decorre entre os dias 18 e 26 de maio, em Genebra – Suíça, a 68ª sessão da Assembleia Mundial da Saúde, órgão da Organização Mundial da saúde (OMS). Portugal está presente nesta reunião mundial com uma delegação que inclui várias instituições públicas portuguesas da área da saúde, lideradas pelo Ministro da Saúde, Paulo Moita de Macedo.
Para saber como é o dia-a-dia de um Médico Sentinela estivemos à conversa com Ana Laura Esperança, médica da USF “+ Saúde” do Centro de Saúde de Ponte de Lima, que integra este programa desde maio de 2014. Fique a saber que tarefas desempenha esta profissional, o que a motivou a integrar esta Rede e porque deve juntar-se a esta equipa.
Hoje comemora-se o Dia Mundial do Médico de Família, um profissional de saúde que é essencial na promoção da saúde dos portugueses. Para assinalar esta data, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) dá-lhe a conhecer um aspeto de grande importância do papel dos médicos de família na área da saúde pública e que é muitas vezes desconhecido do grande público: a Rede Médicos Sentinela.
Realiza-se no próximo dia 29 de maio um workshop subordinado ao tema “Epidemiologia, clínica e diagnóstico de encefalites virais transmitidas por vetores”. Esta iniciativa tem como objetivos apresentar, debater e promover competências teóricas e práticas em domínios da epidemiologia, da clínica, do diagnóstico e da biossegurança de encefalites virais transmitidos por vetores.
O Departamento de Doenças Infeciosas do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) estendeu recentemente a acreditação de ensaios aos seus laboratórios do Porto. Esta extensão é o reconhecimento externo da qualidade dos ensaios laboratoriais desenvolvidos por este serviço do Instituto.
O Plano de Oferta Formativa do Instituto Ricardo Jorge para 2015 apresenta um conjunto de iniciativas de formação, divulgação e atualização cientifica nas várias áreas de especialidade do Instituto. Prevê a reedição de ações desenvolvidas com sucesso em anos anteriores e novas ações nos domínios da alimentação e nutrição, doenças infeciosas, genética humana, epidemiologia e saúde ambiental.
O Prof. Doutor António Quesada é um dos especialistas internacionais de renome na área das cianotoxinas. É um dos oradores no 4.º Congresso Ibérico de Cianotoxinas que vai realizar-se em Lisboa, no Instituto Ricardo Jorge, entre os dias 8 e 10 de julho. Numa entrevista a este Instituto fala sobre o que são as cianotixinas, o seu impacto na saúde humana e no ambiente e sobre a importância deste Congresso.
No mês de Maio, o Museu da Saúde pretende homenagear José Mariano Gago (1948-2015), pelo seu contributo para a ciência, tecnologia e cultura científica em Portugal. Para esse efeito, a peça do mês eleita é uma fotografia que ilustra o ambiente de aprendizagem científica entre finais do século XIX e princípio do século XX.
_Destaques
Perguntas mais Frequentes
Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico 2013-2016
Vigilância integrada clínica e virológica da gripe; Rede médicos sentinela e serviços de urgência.
Rede de Vigilância de Vetores. Culicídeos - mosquitos. Ixodídeos - carraças
Inquérito sobre os hábitos de consumo de água na população portuguesa
Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade dos Laboratórios.
Vigilância Epidemiológica das Resistências aos Antimicrobianos
Tabela da Composição de Alimentos disponível para pesquisa gratuita.
Redes de Partilha de Informação em Segurança Alimentar e Nutrição
Ações para o desenvolvimento em saúde, com parceiros internacionais.
Boletim Epidemiológico Observações
Plano de Formação para a promoção e melhoria de competências em Saúde Pública.
Diagnosticar doenças nas primeiras semanas de vida do bebé e tratá-las precocemente.
Situação epidemiológica da infecção VIH/SIDA, caracterizada segundo as principais categorias de transmissão.
Plano Nacional de Saúde 2011-2016. Participe no seu desenvolvimento.
Acesso a áreas reservadas para utilizadores previamente credenciados pelo INSA