Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook YouTube

Página Inicial

Número especial do Boletim Epidemiológico Observações dedicado à Saúde Ambiental
_Noticias
A Universidade do Minho (Portugal) e a Universidade de São Paulo (Brasil) criaram o CERSA – Centro de Referência em Segurança da Água, que tem como objetivo geral proporcionar a cooperação académica e cientifica entre estas instituições. Ver Detalhe
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) organiza uma conferência internacional designada por “International Conference on Food Contaminants: challenges in chemical mixtures (ICFC2015)”. Ver Detalhe
 
O Instituto Ricardo Jorge é uma das instituições internacionais na área da saúde pública selecionadas para desenvolver um estudo sobre a avaliação da efetividade e o impacto de programas de vacinação. Ver Detalhe
O INSA promove uma reunião sobre “Discussão de Resultados de Avaliação Externa da Qualidade em Anatomia Patológica”. Esta sessão científica terá lugar no próximo dia 16 de janeiro, no INSA, em Lisboa. Ver Detalhe
 
 
Realiza-se de 26 de junho a 28 de agosto a “Summer School” do Vienna Biocenter, na Áustria. Esta iniciativa que tem por objetivo proporcionar a oportunidade de alunos universitários desenvolverem projetos de investigação na área das ciências da vida.
O INSA abre Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI), a candidatos (F/M), com o grau de Licenciado, no âmbito do Projeto FP7- KBBE-2011-5, designado por “Total Diet Studies Exposure – TDS-Exposure”.
Número especial do Boletim Epidemiológico Observações dedicado à Saúde Ambiental, editado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, já se encontra disponível para consulta.
Na sequência do levantamento de edifícios públicos suspeitos de conter materiais com amianto é imperativo dispor de uma ferramenta única que permita uniformizar modos de atuação face aos materiais em presença e seu risco potencial para a saúde humana.
Comunicado conjunto da Direção-Geral da Saúde, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP, Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território e da Agência Portuguesa do Ambiente.
Entre 2 de Dezembro e 23 de Dezembro de 2014, o Departamento de Epidemiologia está a inquirir pelo telefone o Painel ECOS. As perguntas serão sobre questões relacionadas com a saúde.
No âmbito das comemorações dos 35 anos do Serviço Nacional de Saúde, o Museu da Saúde apresentou, no dia 7 de novembro, a exposição O combate a epidemias nos séculos XIX e XX: Tuberculose, onde repôs a sua coleção dedicada ao papel da Assistência Nacional aos Tuberculosos.
O Museu da Saúde apresenta como Peça do Mês de Dezembro uma alfaia litúrgica, que integra a tipologia de Objetos de Culto, associando-se, desta forma, às festividades de Natal.
O Museu da Saúde tem desenvolvido as suas atividades educativas dirigidas à comunidade escolar como um dos meios de divulgação do saber científico. As visitas guiadas foram realizadas para alunos do ensino secundário, do curso de Técnico Auxiliar de Saúde.
O estudo e_COR irá fazer um roteiro pelas 5 regiões de Portugal continental, arrancando dia 20 de Outubro na região do Alentejo, tendo já analisado a população da região Lisboa, Centro, Norte e Algarve terminando agora na região do Alentejo.
_Destaques
Perguntas mais Frequentes
Vigilância integrada clínica e virológica da gripe; Rede médicos sentinela e serviços de urgência.
Rede de Vigilância de Vetores. Culicídeos - mosquitos. Ixodídeos - carraças
Inquérito sobre os hábitos de consumo de água na população portuguesa
Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade dos Laboratórios.
Vigilância Epidemiológica das Resistências aos Antimicrobianos
Tabela da Composição de Alimentos disponível para pesquisa gratuita.
Redes de Partilha de Informação em Segurança Alimentar e Nutrição
Ações para o desenvolvimento em saúde, com parceiros internacionais.
Boletim Epidemiológico Observações
Plano de Formação para a promoção e melhoria de competências em Saúde Pública.
Diagnosticar doenças nas primeiras semanas de vida do bebé e tratá-las precocemente.
Situação epidemiológica da infecção VIH/SIDA, caracterizada segundo as principais categorias de transmissão.
Plano Nacional de Saúde 2011-2016. Participe no seu desenvolvimento.
Acesso a áreas reservadas para utilizadores previamente credenciados pelo INSA