Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook YouTube

Página Inicial

 

_Noticias

Especialista do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge em exposição ambiental a contaminantes microbiológicos de águas e areias faz parte do grupo de peritos europeus responsáveis pela revisão da diretiva comunitária sobre a gestão da qualidade de águas balneares. A nova legislação comunitária nesta área deverá entrar em vigor em 2020.

Ver Detalhe

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Departamento de Genética Humana, abre Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação  na área de Genómica Funcional, NGS, Biologia Celular e Medicina Molecular, integrada no Projeto de Cooperação Harvard Medical School - Portugal (Ref. HMS-P/ICT/0016/2013), intitulado "Citogenética de Próxima Geração Irrompe nos Cuidados de Saúde e Contribui para Anotação do Genoma Humano", financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Ver Detalhe
 
Já se encontra disponível a última edição do Boletim Epidemiológico Observações, editado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Na publicação deste trimestre destaque, entre outros, para um artigo sobre a Rede Nacional de Vigilância de Vetores (REVIVE) e um outro sobre o sistema de Epidemiologia e Vigilância dos Traumatismos e Acidentes (EVITA). Ver Detalhe

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge foi o laboratório nacional coordenador do maior estudo europeu de prevalência da infeção por Clostridium difficile em doentes internados, denominado EUCLID. A televisão SIC entrevistou Mónica Oleastro, coordenadora do Laboratório Nacional de Referência das Infeções Gastrintestinais, sobre as principais conclusões deste trabalho.

Ver Detalhe
 
 
Os hidrocarbonetos halogenados aromáticos policíclicos pertencem aos principais grupos de poluentes ambientais que podem ser encontrados nas águas. Classificados pela Organização Mundial da Saúde como mutagénicos e cancerígenos, estes contaminantes são suscetíveis de causarem aos seres humanos, quando exposto a longos períodos de tempo a estes agentes, variados tipos de cancro da pele, pulmão, bexiga e estômago.
Acaba de ser publicado o relatório do Registo Nacional de Anomalias Congénitas (RENAC) referente aos anos 2000 a 2010. Este registo é coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia.
Coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, o Registo Nacional de Anomalias Congénitas (RENAC) completa este ano vinte anos de existência. Trata-se de um registo nosológico de base populacional que recebe notificações de todo o país, incluindo regiões autónomas.
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto celebraram um protocolo de colaboração visando o fortalecimento da colaboração nas áreas de investigação e formação. A assinatura do protocolo, realizado no dia 20 de Julho, no Porto, contou com a presença dos presidentes das duas instituições.
O 2º Simpósio Nacional “Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura" tem como tema a "Qualidade Nutricional & Processamento Alimentar”. O evento terá lugar dia 26 de novembro, no auditório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa. Submissão de resumos para comunicação oral ou poster até 12 de setembro.
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Departamento de Alimentação e Nutrição, abre Concurso para atribuição de Bolsa de Investigação Cientifica (BIC), a candidatos (F/M), no âmbito do Projeto 2015DAN1181, designado por “WHO Collaborating Centre for Nutrition and Childhood Obesity”, cofinanciado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge), Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Científica – 1 vaga – a candidatos (M/F), no âmbito do Projeto “Genetic diagnosis of Familial Hypercholesterolaemia”  e financiado por Genediag.exe.
"Qualidade da Informação Alimentar, um ingrediente da sua alimentação" é o tema da 8ª Reunião Anual PortFIR, que terá lugar dia 30 de outubro, no auditório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa. A participação no evento é gratuita mas, por motivos logísticos, a inscrição é obrigatória. Submissão de resumos até 1 de outubro.

A revista Nucleic Acids Research publicou recentemente um estudo conduzido por investigadores do Instituto Ricardo Jorge que pode abrir caminho a terapêuticas inovadoras no tratamento de doenças genéticas e do cancro. Luísa Romão, do Departamento de Genética Humana, explica o que está em causa.

Encontram-se disponíveis para consulta três novos instrumentos de gestão do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge: Plano Estratégico 2015-2016, Plano de Atividades 2015 e Relatório de Atividades 2014. Tratam-se de documentos enquadradores da atividade da Instituição e que permitem ao cidadão ter uma panorâmica dos projetos e iniciativas desenvolvidas e a desenvolver num futuro próximo.
Decorre entre os dias 15 e 17 de julho a “QualityNano Conference and Training Workshop”, a conferência final do projeto QualityNano. Esta reunião internacional conta com a participação do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, tendo como objetivo primordial a transmissão de conhecimento e de lições aprendidas por parte de todos os participantes neste projeto.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e a Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina, Brasil/Superintendência de Vigilância em Saúde/LACEN assinaram um protocolo de cooperação para a elaboração de planos anuais de avaliação do desempenho laboratorial. Colaboração entre as duas entidades terá lugar nas áreas da avaliação externa da qualidade laboratorial, divulgação cientifica e formação.

Agora que se está em período de gozo de férias para a maior parte dos trabalhadores, a oferta formativa do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge encontra-se também numa breve pausa. Para que possa inscrever-se a tempo e divulgar junto de potenciais interessados, damos já a conhecer, no entanto, os cursos que vão realizar-se em Setembro.
Descoberta de investigadores do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge pode abrir caminho a terapêuticas inovadoras no tratamento de doenças genéticas e do cancro. O trabalho coordenado por Luísa Romão, investigadora do Instituto Ricardo Jorge, identificou novos determinantes de um importante mecanismo celular de controlo de qualidade da expressão génica.
O Programa Nacional de Rastreio Neonatal tem novos materiais de informação destinados ao público. Folhetos e cartazes dão a conhecer a importância da realização do chamado teste do pezinho, procedimento que permite diagnosticar um conjunto de doenças graves ainda antes do aparecimento dos sinais clínicos, possibilitando o tratamento precoce.
_Destaques
Perguntas mais Frequentes
Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico 2013-2016
Vigilância integrada clínica e virológica da gripe; Rede médicos sentinela e serviços de urgência.
Rede de Vigilância de Vetores. Culicídeos - mosquitos. Ixodídeos - carraças
Inquérito sobre os hábitos de consumo de água na população portuguesa
Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade dos Laboratórios.
Vigilância Epidemiológica das Resistências aos Antimicrobianos
Tabela da Composição de Alimentos disponível para pesquisa gratuita.
Redes de Partilha de Informação em Segurança Alimentar e Nutrição
Ações para o desenvolvimento em saúde, com parceiros internacionais.
Boletim Epidemiológico Observações
Plano de Formação para a promoção e melhoria de competências em Saúde Pública.
Diagnosticar doenças nas primeiras semanas de vida do bebé e tratá-las precocemente.
Situação epidemiológica da infecção VIH/SIDA, caracterizada segundo as principais categorias de transmissão.
O Plano Nacional de Saúde acaba de ser revisto e estendido até 2020. Conheça os novos grandes desígnios.
Acesso a áreas reservadas para utilizadores previamente credenciados pelo INSA