Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube

Página Inicial

_Noticias

O Instituto Ricardo Jorge e a Universidade Nova de Lisboa, no âmbito do programa NOVAsaúde, promovem, dia 26 de setembro, um workshop subordinado ao tema doenças transmitidas por vetores. O evento, que terá lugar no auditório do Instituto em Lisboa, entre as 14:00 e as 18:00, destina-se a profissionais de saúde, investigadores e alunos da universidade.

Ver Detalhe
O Instituto Ricardo Jorge e a ARS do Algarve promovem, dia 29 de julho, no auditório da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – Delegação Regional do Algarve, em Faro, a Conferência Regional INSEF no Algarve. Na sessão, serão apresentados os resultados obtidos na região no âmbito deste Inquérito, nomeadamente indicadores sobre estado de saúde, determinantes de saúde e fatores de risco e cuidados de saúde da população. Ver Detalhe
 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um aumento significativo das temperaturas nos próximos dias. Assim, a Direção-Geral da Saúde recomenda a adoção de medidas gerais de prevenção destinadas à população em geral e medidas específicas para pessoas mais vulneráveis aos efeitos do calor, nomeadamente crianças nos primeiros anos de vida, pessoas com 65 ou mais anos e portadores de doenças crónicas.

Ver Detalhe

O Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do Instituto Ricardo Jorge foi designado Centro Colaborativo da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Nutrição e Obesidade Infantil, há precisamente um ano. Esta colaboração estende-se a várias áreas de trabalho, sobretudo ao nível da vigilância e da prevenção.

Ver Detalhe
 
 
Dois grupos de estudantes romenos estiveram, durante duas semanas, a receber formação em laboratórios dos Departamentos de Alimentação e Nutrição e de Saúde Ambiental do Instituto Ricardo Jorge. A iniciativa decorreu no âmbito do programa europeu “Erasmus+”, que visa apoiar atividades de educação, formação, juventude e desporto.

O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental, vai organizar, dias 15 e 16 de setembro, nas suas instalações em Lisboa, a segunda edição do curso "Controlo microbiológico do ar e superfícies em contexto hospitalar". Os interessados em participar nesta ação formativa devem efetuar a sua inscrição até 2 de setembro.

Durante as férias, quer seja na praia, no campo ou mesmo na cidade, a tradicional sandes é uma opção de refeição ligeira rápida, saudável e adequada a toda família. Mas como preparar uma sandes equilibrada em termos nutricionais? A resposta a esta questão pode ser encontrada no artigo elaborado pelo Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Ricardo Jorge para o site Alimentação Saudável do Jumbo.

O Instituto Ricardo Jorge e a ARS Algarve promovem, dia 27 de julho, no auditório da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, em Faro, uma sessão de divulgação e sensibilização sobre vigilância e prevenção de doenças transmitidas por vetores. A ação é destinada a operadores turísticos da região, autarquias e outros interessados na problemática.

Uma delegação de técnicos de laboratório da Bósnia e Herzegovina esteve, entre 5 e 7 de julho, no Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, para uma visita de trabalho e formação na área da composição nutricional de alimentos. A visita decorreu no âmbito das atividades do Departamento de Alimentação e Nutrição como Centro Colaborativo da OMS para a Nutrição e a Obesidade Infantil.

O primeiro estágio no Instituto Ricardo Jorge no Porto no âmbito do programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2016 decorreu, de 4 a 8 de julho, na Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética do Departamento de Genética Humana. Proporcionar uma experiência em investigação e diagnóstico de doenças genéticas foi o principal objetivo da atividade.

O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas, participou numa ação de formação no Algarve sobre doenças transmitidas por vetores. A iniciativa, que decorreu nos dias 11 e 12 de julho, em Faro, teve como objetivo consolidar conhecimentos e partilhar experiências no âmbito da rede nacional de vigilância de vetores – REVIVE.

O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, tem atualmente em vigor diversos protocolos de vigilância microbiológica em unidades de alimentação coletiva em Portugal continental. Estes protocolos são fundamentais para garantir as condições higiénicas e estruturais destas unidades e prevenir, reduzir ou eliminar a contaminação dos alimentos.

O Instituto Ricardo Jorge associou-se mais uma vez ao programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias, que este ano assinala o 20º aniversário. O primeiro estágio no âmbito desta iniciativa decorreu em Lisboa, de 4 a 15 de julho, no Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção das Doenças Não Transmissíveis.

O Instituto Ricardo Jorge, através da Unidade do Ar e Saúde Ocupacional do Departamento de Saúde Ambiental, promoveu, dia 14 de julho, no seu auditório em Lisboa, a ação de sensibilização "Amianto: localização, aplicação e risco". A iniciativa decorreu no âmbito do grupo de trabalho interministerial constituído pelo Governo, e coordenado pelo Ministério do Ambiente, para acompanhar o assunto do amianto nos edifícios públicos.
_Destaques
ISN
Inquérito Serológico Nacional 2015-2016
Plano de Formação para a promoção e melhoria de competências em Saúde Pública.
Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico 2013-2016
Perguntas mais Frequentes
Promoção, prevenção e gestão de doenças crónicas; Boas práticas.
Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade dos Laboratórios.
Rede de Vigilância de Vetores. Culicídeos - mosquitos. Ixodídeos - carraças
Situação epidemiológica da infecção VIH/SIDA, caracterizada segundo as principais categorias de transmissão.
Vigilância Epidemiológica das Resistências aos Antimicrobianos
Tabela da Composição de Alimentos disponível para pesquisa gratuita.
Vigilância integrada clínica e virológica da gripe; Rede médicos sentinela e serviços de urgência.
Redes de Partilha de Informação em Segurança Alimentar e Nutrição
Diagnosticar doenças nas primeiras semanas de vida do bebé e tratá-las precocemente.
Boletim Epidemiológico Observações
Ações para o desenvolvimento em saúde, com parceiros internacionais.
O Plano Nacional de Saúde acaba de ser revisto e estendido até 2020. Conheça os novos grandes desígnios.
Acesso a áreas reservadas para utilizadores previamente credenciados pelo INSA