Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube

Página Inicial

_Noticias
O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição e em parceria com a GS1 Portugal, promove, dia 28 de outubro, a 9ª Reunião Anual PortFIR, este ano subordinada ao tema "Informação alimentar: desafios e conquistas". A submissão de resumos para a apresentação de comunicações em poster termina a 30 de setembro. Ver Detalhe

Desde 1999, o Instituto Ricardo Jorge já identificou mais de 700 pessoas com Hipercolesterolemia Familiar (FH), uma doença genética e hereditária, caraterizada por elevados níveis de colesterol desde o nascimento. Apesar de se tratar de uma doença ainda sub-diagnosticada, Portugal está no top 10 dos países com mais casos identificados de FH.

Ver Detalhe
 
Eeva Broberg, especialista na área da virologia/Gripe do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), visitou, dia 14 de setembro, o Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe (LNRVG) do Instituto Ricardo Jorge. O LNRVG tem como um dos seus principais objetivos identificar e caracterizar os vírus influenza em circulação em Portugal. Ver Detalhe

A equipa responsável pelo Inquérito Serológico Nacional (ISN) 2015-2016 marcou presença no 19º Congresso Anual da Sociedade Europeia de Virologia Clínica, que decorreu, em Lisboa, entre 14 e 17 de setembro, tendo apresentado três posters sobre o ISN. Além do desenho deste inquérito, foram divulgados resultados preliminares para a hepatite A e rubéola.

Ver Detalhe
 
 
O grupo coordenador do consórcio entre o Instituto Ricardo Jorge e a Labquality, com vista à execução do Projeto "Programa de Garantia da Qualidade interno e externo", esteve reunido, dia 16 de setembro, em Lisboa, nas instalações do Instituto. O encontro teve como objetivo analisar as atividades desenvolvidas no último ano e discutir ações a implementar em 2017.
As inscrições para o "3Gb-TEST course on NGS: Next-generation sequencing in a diagnostic setting" estão abertas até 24 de setembro. Esta iniciativa, que terá lugar nas instalações do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, entre os dias 24 e 27 de outubro, tem como foco a utilização da tecnologia de sequenciação de nova geração no diagnóstico clínico de doenças genéticas.

É já na próxima segunda-feira, dia 26 de setembro, que terá lugar, no auditório do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, o Workshop "Doenças Transmitidas por Vetores". O encontro tem como objetivo desenvolver e promover conhecimento e a colaboração em investigação na área das doenças transmitidas por vetores.

O Instituto Ricardo Jorge torna público o resultado do concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para mestre no seu Departamento de Genética Humana, no âmbito do projeto PTDC/BIM-ONC/4890/2014. O júri elaborou a tabela ordenada dos candidatos, valorizando a experiência técnico-científica na área (60%), qualidade do curriculum vitae (30%), carta de motivação e cartas de referência (10%).
Continuam abertas as inscrições para o VI Workshop de Biossegurança: “Biossegurança em experimentação animal”, que decorre dia 30 de setembro, nas instalações do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa. Aspetos éticos e legais, instalações, boas práticas e biossegurança na criação e manipulação de animais para experimentação são temas a abordar no evento.

Por ocasião dos 37 anos do Serviço Nacional de Saúde, foi lançada, dia 15 de setembro, uma aplicação móvel, denominada MySNS, que permite aceder a vários serviços digitais da saúde através de smartphone. A nova app de saúde disponibiliza também conteúdos sobre o Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Ricardo Jorge.

As sessões práticas do curso "Diagnóstico laboratorial de tuberculose e micobactérias" foram alteradas para a semana de 7 a 11 de novembro. Organizado pelo Departamento de Doenças Infeciosas do Instituto Ricardo Jorge, a iniciativa decorrerá de 3 de outubro a 14 de novembro, sendo que as duas componentes da ação formativa (teórica e prática) desenvolvem-se de forma independente.
Entre 2009 e 2015, foram descritos na literatura 10 casos de histoplasmose em Portugal, segundo um estudo do Departamento de Doenças Infeciosas do Instituto Ricardo Jorge. Apesar de se tratar de uma doença rara na Europa, os investigadores alertam para a necessidade de se conhecer melhor a epidemiologia desta infeção a nível nacional.
A data limite para a submissão de resumos de comunicações ao 3º Simpósio Nacional "Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura - Contaminantes de Preocupação Emergente: Desafios Laboratoriais" (SPASS 2016) foi alargada até 31 de outubro. O evento terá lugar, dia 24 de novembro, em Lisboa, no auditório do Instituto Ricardo Jorge.
Com o objetivo de reforçar os sistemas de alerta e de resposta a ameaças em Saúde Pública, foi criado o Centro de Emergências em Saúde Pública. O CESP desenvolverá as suas atividades no quadro das funções essenciais de centros de emergência e operações em saúde pública, em articulação com outros organismos do sistema de saúde, nacionais e internacionais, bem como do sistema de proteção civil e outros setores.
_Destaques
ISN
Inquérito Serológico Nacional 2015-2016
Plano de Formação para a promoção e melhoria de competências em Saúde Pública.
Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico 2013-2016
Perguntas mais Frequentes
Promoção, prevenção e gestão de doenças crónicas; Boas práticas.
Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade dos Laboratórios.
Rede de Vigilância de Vetores. Culicídeos - mosquitos. Ixodídeos - carraças
Situação epidemiológica da infecção VIH/SIDA, caracterizada segundo as principais categorias de transmissão.
Vigilância Epidemiológica das Resistências aos Antimicrobianos
Tabela da Composição de Alimentos disponível para pesquisa gratuita.
Vigilância integrada clínica e virológica da gripe; Rede médicos sentinela e serviços de urgência.
Redes de Partilha de Informação em Segurança Alimentar e Nutrição
Diagnosticar doenças nas primeiras semanas de vida do bebé e tratá-las precocemente.
Boletim Epidemiológico Observações
Ações para o desenvolvimento em saúde, com parceiros internacionais.
O Plano Nacional de Saúde acaba de ser revisto e estendido até 2020. Conheça os novos grandes desígnios.
Acesso a áreas reservadas para utilizadores previamente credenciados pelo INSA