Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube

Página Inicial

_Noticias
O nível de escolaridade encontra-se associado ao excesso de peso e obesidade, especialmente no sexo feminino, dado que as mulheres com ensino superior apresentam um menor risco de desenvolver excesso de peso e obesidade, comparativamente às mulheres com ensino pré-escolar. Esta é a principal conclusão de um estudo elaborado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge. Ver Detalhe
O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Ricardo Jorge, destaca como peça do 1º trimestre de 2017 o forno de Pasteur. Criado em meados do século XIX, este equipamento era utilizado em laboratórios de bacteriologia e em alguns consultórios médicos para a esterilização de instrumentos de metal e vidro por meio do calor seco. Ver Detalhe
 
O Instituto Ricardo Jorge, enquanto Centro Colaborativo da Organização Mundial da Saúde/Europa, promove, com o apoio do Ministério da Saúde, a 3ª Conferência Internacional de Obesidade Infantil (CIOI 2017). O evento terá lugar, entre os dias 5 e 8 de julho, na Fundação Champalimaud, e tem como objetivo, entre outros, agregar e discutir as questões relacionadas com  a Obesidade Infantil, em Portugal e ao nível mundial. Ver Detalhe

Um estudo do Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Ricardo Jorge avaliou a qualidade do ar interior em 18 lares de idosos situados na região de Lisboa. Os resultados indicam que, de um modo geral, a contaminação do ar por compostos orgânicos voláteis totais e formaldeído é baixa, enquanto que para o dióxido de carbono, microrganismos e partículas os valores referência são excedidos.

Ver Detalhe
 
 
Alexander Haarmann, responsável por uma das áreas de trabalho específicas do consórcio JA-CHRODIS (Joint Action on Chronic Diseases and Promoting Healthy Ageing Across the Life Cycle), considera que o Instituto Ricardo Jorge foi dos parceiros mais ativos neste projeto europeu. JA-CHRODIS tem como principal projetivo objetivo a prevenção de doenças crónicas e a promoção do envelhecimento saudável na população europeia.
O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental, vai organizar, nos dias 23 e 24 de fevereiro, mais uma edição do curso "Exposição profissional a agentes biológicos", destinado principalmente a engenheiros sanitaristas, médicos de saúde ocupacional e de saúde pública, responsáveis de segurança no trabalho e técnicos de saúde ambiental. Data limite de inscrição: 10 de fevereiro.

"Qualidade do ambiente interior" é o título do curso que o Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental, promove, nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, nas suas instalações em Lisboa. Os interessados em participar nesta ação formativa, que é composta por três módulos independentes, deverão efetuar a sua inscrição até 31 de janeiro.

O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis, organiza, dia 23 de março, o curso "Identificação e tratamento de doentes com Hipercolesterolemia Familiar". A iniciativa visa divulgar esta doença genética, melhorar a sua identificação e o seu tratamento, de forma a reduzir o elevado risco cardiovascular destes doentes.

O Instituto Ricardo Jorge está a avaliar o grau de satisfação dos seus utentes e clientes, através da realização de três questionários online, como forma de melhoria contínua dos serviços prestados. Estes questionários, que que são confidenciais e anónimos, avaliam a satisfação em serviços nas áreas clínica, ambiental e alimentar.
O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Ricardo Jorge, apresenta como peça do mês de janeiro de 2017 um folheto de propaganda, de meados do séc. XX, do antibiótico Broncomicina. Este folheto integra um conjunto de mais de três centenas de materiais gráficos de propaganda e bulas de medicamentos, de diversas épocas e origens.

O Instituto Ricardo Jorge, Departamento de Alimentação e Nutrição, abre Concurso para atribuição de Bolsa de Investigação (Mestre) – 1 vaga – a candidatos (F/M), no âmbito do projeto 739568, designado por “Progressing towards the construction of METROFOOD-RI (PRO-METROFOOD)”, financiado pelo programa Horizon 2020.

O Instituto Ricardo Jorge, Departamento de Saúde Ambiental, abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) – 1 vaga – a candidatos (M/F), no âmbito do projeto “B-SAFECOAT – Desenvolvimento de novas tintas com propriedades auto-desinfetantes”, com a referência POCI-01-0247-FEDER-017875, financiado pela Programa Operacional Competitividade e Internacionalização - COMPETE2020.

O novo Programa Nacional de Vacinação (PNV) entrou em vigor em janeiro de 2017. A atualização do PNV consiste em novos esquemas vacinais gerais, em função da idade e do estado vacinal anterior e ainda esquemas vacinais específicos para grupos de risco ou em circunstâncias especiais.

Desde 1 de janeiro de 2017, para além da notificação clínica, passou também a ser obrigatória a notificação laboratorial das doenças transmissíveis definidas pela Direção-Geral da Saúde. Botulismo, Ébola ou infeção por vírus Zika são apenas algumas das doenças sujeitas a notificação obrigatória ao Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE).
_Destaques
ISN
Inquérito Serológico Nacional 2015-2016
Vigilância integrada clínica e virológica da gripe; Rede médicos sentinela e serviços de urgência.
Plano de Formação para a promoção e melhoria de competências em Saúde Pública.
Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico 2013-2016
Situação epidemiológica da infecção VIH/SIDA, caracterizada segundo as principais categorias de transmissão.
Perguntas mais Frequentes
Promoção, prevenção e gestão de doenças crónicas; Boas práticas.
Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade dos Laboratórios.
Rede de Vigilância de Vetores. Culicídeos - mosquitos. Ixodídeos - carraças
Vigilância Epidemiológica das Resistências aos Antimicrobianos
Boas práticas de nutrição e segurança alimentar
Tabela da Composição de Alimentos disponível para pesquisa gratuita.
Redes de Partilha de Informação em Segurança Alimentar e Nutrição
Diagnosticar doenças nas primeiras semanas de vida do bebé e tratá-las precocemente.
Boletim Epidemiológico Observações
Ações para o desenvolvimento em saúde, com parceiros internacionais.
O Plano Nacional de Saúde acaba de ser revisto e estendido até 2020. Conheça os novos grandes desígnios.
Acesso a áreas reservadas para utilizadores previamente credenciados pelo INSA