Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube

Página Inicial

_Noticias

O Instituto Ricardo Jorge vai divulgar, dia 31 de maio, os resultados gerais do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF), numa conferência que terá lugar no auditório do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e contará com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes. Serão apresentados indicadores sobre estado de saúde, determinantes de saúde e fatores de risco e cuidados de saúde da população residente em Portugal em 2015.

Ver Detalhe
O Departamento de Genética Humana do Instituto Ricardo Jorge realizou um estudo retrospetivo de 34 anos (1980-2014) em amostras com suspeita de Anemia de Fanconi (AF). Resultados mostram que a maioria dos indivíduos com suspeita de AF são negativos e que a frequência desta patologia em Portugal será aproximadamente de quatro indivíduos por milhão de habitantes. Ver Detalhe
 
O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia (DEP), tem vindo a realizar a vigilância epidemiológica de vários eventos de massas. Em entrevista ao site da Associação Portuguesa de Festivais de Música, Ricardo Mexia, médico de Saúde Pública do DEP, fala, entre outros temas, sobre a sua última participação neste tipo de eventos: o Rock in Rio Lisboa. Ver Detalhe
O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental, promove, dia 3 de junho, nas suas instalações em Lisboa, uma reunião técnica sobre monitorização de qualidade de areias - MICROAREIAS 2016. A apresentação do programa de avaliação interlaboratorial já implementado em Portugal é um dos objetivos do encontro. Ver Detalhe
 
 
Cada um dos grupos de alimentos presentes na Roda dos Alimentos tem funções e características nutricionais e funcionais específicas, pelo que devem ser todos consumidos diariamente, não se substituindo entre si. No artigo publicado na última edição da revista "PARA SI + Saúde e Bem estar”, o Departamento de Alimentação do Instituto Ricardo Jorge aborda a importância de uma alimentação diária completa, equilibrada e variada.
Continuam abertas as inscrições para as jornadas "Infeções Sexualmente  Transmissíveis - a perspetiva dos clínicos e o contributo do laboratório", que terão lugar, dia 1 de junho, em Lisboa, no auditório do Instituto Ricardo Jorge. O evento pretende contribuir para um melhor diagnóstico das Infeções Sexualmente  Transmissíveis em Portugal, com vista a sua prevenção e tratamento adequados.

O Instituto Ricardo Jorge participou no VI Congresso da Associação Nacional de Laboratórios Clínicos, que decorreu nos dias 20 e 21 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa, onde apresentou o Projeto "ProMeQuaLab”. Este projeto visa a melhoria da qualidade nos laboratórios de medicina laboratorial em países de língua oficial portuguesa.

O Departamento de Saúde Ambiental (DSA) do Instituto Ricardo Jorge está a dar formação a um grupo de 16 alunos romenos, no âmbito do programa europeu ERASMUS+. Esta ação formativa, que decorre até 25 de maio, é assegurada pelas unidades de Água e Solo (Laboratório Química e Toxicologia, Microbiologia e Ecotoxicologia) e de Ar e Saúde Ocupacional do DSA.

O Instituto Ricardo Jorge e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), com o apoio da Associação Portuguesa de Proteómica (Rede-ProCura) e da Associação Europeia de Proteómica (EuPA), promovem, entre 31 de maio e 3 de junho, o curso internacional "Bioinformatics tools in Clinical Proteomics Data Analysis". Os interessados em participar nesta ação formativa devem efetuar a sua inscrição até 26 de maio.

A esperança média de vida aumentou cinco anos entre 2000 e 2015, o crescimento mais rápido desde os anos 1960, segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado dia 19 de maio. Portugal , com uma esperança média de vida de 81,1 anos, está no grupo de 29 países do mundo com uma esperança média de vida de 80 anos ou mais.
A revista "Viver Saudável", publicação especializada na área da Nutrição, publicou na sua edição de abril uma entrevista com Maria Antónia Calhau, coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do Instituto Ricardo Jorge. O seu percurso profissional, o trabalho desenvolvido no DAN e os desafios futuros são alguns dos temas abordados.
O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental, participou, dia 4 de maio, na ilha de São Miguel, nos Açores, numa sessão de esclarecimento sobre o "Papel da Autoridade da Saúde na Qualidade da Água para Consumo Humano – Novas Exigências". A iniciativa foi promovida pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores.
O Instituto Ricardo Jorge, Departamento de Genética Humana, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação – 1 vaga – com o grau de Mestre – a candidatos (M/F), com a ref.ª MERCK/MS/DGH/jn2016, no âmbito do Projeto de Investigação “Metabolic Diseases Masquerading as Primary Progressive Multiple Sclerosis”, financiado pela MERCK.
_Destaques
ISN
Inquérito Serológico Nacional 2015-2016
Vigilância integrada clínica e virológica da gripe; Rede médicos sentinela e serviços de urgência.
Plano de Formação para a promoção e melhoria de competências em Saúde Pública.
Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico 2013-2016
Perguntas mais Frequentes
Promoção, prevenção e gestão de doenças crónicas; Boas práticas.
Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade dos Laboratórios.
Rede de Vigilância de Vetores. Culicídeos - mosquitos. Ixodídeos - carraças
Situação epidemiológica da infecção VIH/SIDA, caracterizada segundo as principais categorias de transmissão.
Vigilância Epidemiológica das Resistências aos Antimicrobianos
Tabela da Composição de Alimentos disponível para pesquisa gratuita.
Redes de Partilha de Informação em Segurança Alimentar e Nutrição
Diagnosticar doenças nas primeiras semanas de vida do bebé e tratá-las precocemente.
Boletim Epidemiológico Observações
Ações para o desenvolvimento em saúde, com parceiros internacionais.
O Plano Nacional de Saúde acaba de ser revisto e estendido até 2020. Conheça os novos grandes desígnios.
Acesso a áreas reservadas para utilizadores previamente credenciados pelo INSA