Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook YouTube

Página Inicial

Edição número 11 do Boletim Epidemiológico “Observações”, relativo ao primeiro trimestre de 2015
_Noticias
Lisboa vai acolher em outubro de 2015 a TIMM-7, a sétima reunião internacional de micologia, organizada em conjunto pela Confederação Europeia de Micologia Médica (ECMM) e Grupo de Doenças Infeciosas da Organização Europeia para Pesquisa e Tratamento do Cancro (EORTC-IDG). Ver Detalhe
A edição do jornal público do passado dia 24 de março publicou uma notícia sobre o excesso de peso e obesidade nos adolescentes. Aqui se publica na íntegra esta notícia, da autoria da jornalista Andreia Sanches. Ver Detalhe
 
Muito provavelmente já ouviu falar no “teste do pezinho”. Trata-se de um conjunto de testes que permitem identificar as crianças que sofrem de doenças, quase sempre genéticas, que podem beneficiar de tratamento precoce. Ver Detalhe
Portugal tem uma taxa em matéria de infeções hospitalares que tem merecido a atenção dos especialistas e profissionais de saúde. Face aos números existentes, o relatório apresentado em 2014 pela Fundação Gulbenkian” Um Futuro para a Saúde - todos temos um papel a desempenhar” anunciava o combate a esta realidade e um desafio Ver Detalhe
 
 
No âmbito do Dia Mundial da Tuberculose, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elegeu como tema deste ano “Portugal no grupo dos 20 - centrar a atenção nos grandes centros urbanos”. Assim, no passado dia 24 de março realizou-se uma sessão de apresentação dos dados provisórios da tuberculose em Portugal referentes a 2014, assim como de aspetos relevantes da estratégia para controlo da doença, nomeadamente o objetivo para 2015.
Damos-lhe hoje a conhecer que foi editado um novo número do Boletim Epidemiológico “Observações”. Trata-se de uma publicação científica trimestral, editada pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge), que visa contribuir para o conhecimento da saúde da população, os fatores que a influenciam, a decisão e a intervenção em Saúde Pública, assim como a avaliação do seu impacte na população portuguesa, tendo como principal alvo todos os profissionais, investigadores e decisores intervenientes na área da Saúde Pública em Portugal.
As famílias portuguesas têm agora um aliado no combate à obesidade. Foi esta semana disponibilizado um website com diversa informação capaz de orientar os pais, encarregados e educadores, no caminho correto a seguir na alimentação, no sono e nas atividades físicas, entre outras, para o crescimento saudável das crianças.
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) associa-se às comemorações do Dia Mundial da Saúde, este ano dedicado ao tema da “Segurança Alimentar”. Assim, no próximo dia 08 de abril terá lugar uma conferência no Instituto, na sua Sede em Lisboa, conforme programa que pode consultar aqui.
O Governo aprovou a criação de um Programa Integrado de Promoção da Excelência em Investigação Médica, que envolve os Ministérios da Saúde e da Educação e Ciência. O Programa, aprovado na reunião de conselho de Ministros do passado dia 19 de março, tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de uma nova geração de investigadores médicos clínicos com potencial para transformar o panorama científico nacional numa área estratégica para o país.
O Investigador Peter Jordan, do Departamento de Genética Humana do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge), é um dos quatro vencedores da edição dedicada ao cancro dos Prémios de Investigação Maratona da Saúde.
Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, no Rio de Janeiro. Desde então, este dia é celebrado a partir de um tema anual, lançado pela própria Organização, com o intuito de chamar a atenção para os muitos problemas relacionados com os recursos hídricos.
A Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética, do Departamento de Genética Humana do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) acaba de obter a acreditação dos ensaios laboratoriais por parte do Instituto Português da Acreditação (IPAC). Esta acreditação é o reconhecimento externo da competência técnica do Instituto para realizar os testes genéticos agora acreditados externamente.
_Destaques
Perguntas mais Frequentes
Vigilância integrada clínica e virológica da gripe; Rede médicos sentinela e serviços de urgência.
Rede de Vigilância de Vetores. Culicídeos - mosquitos. Ixodídeos - carraças
Inquérito sobre os hábitos de consumo de água na população portuguesa
Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade dos Laboratórios.
Vigilância Epidemiológica das Resistências aos Antimicrobianos
Tabela da Composição de Alimentos disponível para pesquisa gratuita.
Redes de Partilha de Informação em Segurança Alimentar e Nutrição
Ações para o desenvolvimento em saúde, com parceiros internacionais.
Boletim Epidemiológico Observações
Plano de Formação para a promoção e melhoria de competências em Saúde Pública.
Diagnosticar doenças nas primeiras semanas de vida do bebé e tratá-las precocemente.
Situação epidemiológica da infecção VIH/SIDA, caracterizada segundo as principais categorias de transmissão.
Plano Nacional de Saúde 2011-2016. Participe no seu desenvolvimento.
Acesso a áreas reservadas para utilizadores previamente credenciados pelo INSA