Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube

Página Inicial

_Noticias

O Inquérito Serológico Nacional 2015-2016, promovido pelo Instituto Ricardo Jorge através dos seus departamentos de Doenças Infeciosas e de Epidemiologia, dispõe agora de um site próprio, onde poderá encontrar informação atualizada sobre este Inquérito. O ISN tem como principal objetivo conhecer o estado imunitário da população para as doenças evitáveis pela vacinação e a frequência de outras doenças infeciosas.

Ver Detalhe
Em 2015, a maioria dos diagnósticos de infeção por VIH ocorreu em homens e nos últimos cinco anos registou-se um aumento proporcional destes em relação aos novos casos em mulheres. Esta é uma das tendências reveladas pelo mais recente relatório sobre infeção VIH/SIDA, elaborado pela Unidade de Referência e Vigilância Epidemiológica do Departamento de Doenças Infeciosas do Instituto Ricardo Jorge. Ver Detalhe
 
O que é o VIH, o vírus da SIDA? O que é a SIDA? Qual a diferença entre estar infetado pelo VIH e ter SIDA? Como se transmite o VIH? No Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, o Instituto Ricardo Jorge recorda as respostas a estas quatro perguntas, decorridos 30 anos da criação do sistema de vigilância epidemiológica nacional para a infeção por VIH/SIDA. Ver Detalhe

Em 2015, foram diagnosticados 990 novos casos de infeção por VIH em Portugal e no final do ano encontravam-se registados, cumulativamente, 54.297 casos, dos quais 21.177 no estadio SIDA. Este é um dos resultados apresentados no relatório, elaborado pelo Instituto Ricardo Jorge, sobre a situação da infeção VIH/SIDA em Portugal relativa ao ano passado.

Ver Detalhe
 
 

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Ricardo Jorge, apresenta como peça do mês de dezembro de 2016 o cartão identificativo do chefe da delegação portuguesa no 1º Congresso Egípcio de Medicina, que decorreu no Cairo entre 19 e 23 de dezembro de 1902. Este cartão faz parte do acervo proveniente do Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos.

Entre 1992 e 2015, a taxa de incidência de diabetes em Portugal apresentou um crescimento médio anual de 4,29%, segundo um estudo do Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge. Outro dos resultados deste trabalho mostra que, até 1998–2000, a taxa de incidência anual desta doença era superior nas mulheres e, a partir de 1998–2000, passou a ser mais elevada nos homens.

As inscrições para o Seminário "30 anos da Carta de Ottawa", que terá lugar dia 6 de dezembro no auditório do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, estão abertas até 2 de dezembro. A iniciativa tem como objetivo de assinalar os 30 anos da criação da Carta de Ottawa, documento que continua na agenda de decisores e responsáveis pelo planeamento em saúde.

O Instituto Ricardo Jorge promoveu, dias 21 e 22 de novembro, a sexta e última reunião do grupo de trabalho “Boas práticas na área da Promoção da Saúde e Prevenção de doenças crónicas ao longo do ciclo de vida”, no âmbito do projeto JA-CHRODIS. As recomendações a considerar para a transferência entre países de boas práticas nesta área foi um dos principais temas em análise.

A Comissão Técnica do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce (PNDP) reuniu-se, dia 24 de novembro, nas instalações do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, para apreciar o relatório do PNDP relativo a 2015 e debater vários outros temas relacionados com o programa. No âmbito do PNDP, são atualmente rastreadas em Portugal 25 doenças com uma taxa de cobertura próxima dos 100%.

O Instituto Ricardo Jorge, através dos seus departamentos de Epidemiologia e de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis, participou na Conferência anual da Associação Europeia de Saúde Pública (EUPHA), que decorreu, em Viena, entre os dias 9 e 12 de novembro. Foram apresentados mais de 10 trabalhos sobre projetos internacionais que o Instituto se encontra atualmente a desenvolver.

Para promover o acesso a informação de referência para o conhecimento da Saúde Pública em Portugal, está agora disponível para consulta em acesso aberto a coleção digital dos relatório anuais publicados pelo Programa Nacional de Diagnóstico Precoce (PNDP). O PNDP visa o rastreio neonatal de doenças cujo tratamento precoce permita evitar atraso mental, situações de coma e alterações neurológicas ou metabólicas graves e definitivas.
Já se encontra disponível o relatório de atividades do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce (PNDP) relativo ao ano de 2015. Gerido e coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Genética Humana, o PNDP permite atualmente o rastreio do hipotiroidismo congénito e 24 doenças hereditárias do metabolismo, com uma taxa de cobertura próxima dos 100% e uma média de idade de início de tratamento de 9,8 dias de vida.

O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, promove, dia 7 de dezembro, nas suas instalações em Lisboa, o Seminário "Óleos alimentares: mitos e realidades". Destinada a membros da comunidade científica, estudantes, operadores do setor alimentar, técnicos de laboratórios e profissionais da saúde, a iniciativa visa analisar alguns mitos e apresentar a realidade científica atual sobre os óleos alimentares.

Por ocasião do 9º Dia Europeu de Sensibilização para o Uso Racional dos Antibióticos, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) publicou os dados mais recentes sobre resistência aos antibióticos e consumo de antibióticos ao nível da Europa. O Instituto Ricardo Jorge é o único laboratório de referência nacional na área da resistência aos antimicrobianos.

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Ricardo Jorge, destaca como peça do 4º trimestre de 2016 o fórceps de obstetrícia, instrumento utilizado para facilitar a retirada do feto durante o trabalho de parto. Os primeiros fórceps foram inventados no século XVI por uma família de cirurgiões e ainda hoje são utilizados quando o feto se encontra em posição anormal ou quando entra em sofrimento em partos prolongados.

Dois especialistas da Guatemala e da Nicarágua estão, desde 6 de novembro, no Instituto Ricardo Jorge, em Águas de Moura, a receber formação sobre diagnóstico e caracterização molecular de vírus Zika. A iniciativa decorre no âmbito da rede ViroRed/CYTED, uma plataforma que promove e apoia a cooperação multilateral em ciência e tecnologia.

_Destaques
Situação epidemiológica da infecção VIH/SIDA, caracterizada segundo as principais categorias de transmissão.
ISN
Inquérito Serológico Nacional 2015-2016
Vigilância integrada clínica e virológica da gripe; Rede médicos sentinela e serviços de urgência.
Plano de Formação para a promoção e melhoria de competências em Saúde Pública.
Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico 2013-2016
Perguntas mais Frequentes
Promoção, prevenção e gestão de doenças crónicas; Boas práticas.
Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade dos Laboratórios.
Rede de Vigilância de Vetores. Culicídeos - mosquitos. Ixodídeos - carraças
Vigilância Epidemiológica das Resistências aos Antimicrobianos
Boas práticas de nutrição e segurança alimentar
Tabela da Composição de Alimentos disponível para pesquisa gratuita.
Redes de Partilha de Informação em Segurança Alimentar e Nutrição
Diagnosticar doenças nas primeiras semanas de vida do bebé e tratá-las precocemente.
Boletim Epidemiológico Observações
Ações para o desenvolvimento em saúde, com parceiros internacionais.
O Plano Nacional de Saúde acaba de ser revisto e estendido até 2020. Conheça os novos grandes desígnios.
Acesso a áreas reservadas para utilizadores previamente credenciados pelo INSA