Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook YouTube

Página Inicial

Boletim Epidemiológico Observações – Nº 12 Abril-Junho 2015
_Noticias

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) vai realizar amanhã, 2 de julho de 2015, junto ao seu edifício sede, em Lisboa, um simulacro para avaliar a capacidade de resposta a uma emergência de origem biológica. A iniciativa contará com a presença do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana.

Ver Detalhe
A Organização Mundial da Saúde para a região europeia (OMS Europa) renovou recentemente a acreditação do Laboratório Nacional de Doenças Evitáveis pela Vacinação do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) como o laboratório nacional da OMS para os vírus da Poliomielite. Ver Detalhe
 
Decorre entre os dias 29 de junho e 11 de julho a 14.ª campanha anual de recolha de sangue do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), a qual vai decorrer em vários centros comerciais do país. Esta campanha vai decorrer em colaboração com a Mundicenter e as iniciativas de recolha de sangue vão decorrer no Amoreiras Shopping Center, Arena Shopping, Strada Outlet, Oeiras Parque, Spacio Shopping e Braga Parque. Ver Detalhe
A água é fundamental para a vida. Contudo, esta fonte de vida, quando não é devidamente tratada, pode veicular microrganismos responsáveis por doenças potencialmente letais como a cólera e a febre tifoide. Ver Detalhe
 
 
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge faz parte da rede europeia de laboratórios de referência de difteria. Esta é uma doença grave provocada pela bactéria Corynebactrium diphteriae, que produz toxinas que podem causar a morte por obstrução da via aérea, falência cardíaca e renal, paralisia dos músculos da deglutição e pneumonia.

Teve lugar de 21 a 24 de junho o 1.º Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial dos países de Língua Portuguesa, no Rio de Janeiro, Brasil. A organização do referido congresso, promovida pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, reuniu profissionais da área laboratorial de patologia clínica/análises clínicas, genética médica e medicina forense, anatomia patológica, microbiologia de águas e microbiologia de alimentos, entre outros.

O Programa Nacional de Vigilância da Gripe (PNVG) integra as componentes clínica e laboratorial, permitindo a descrição da atividade gripal na população portuguesa através da determinação semanal da taxa de incidência de síndroma gripal (SG) e da identificação e caracterização das estirpes do vírus da gripe que circulam em cada inverno.
Estão abertas as candidaturas para o Prémio Nacional de Saúde 2015. Este prémio visa distinguir, anualmente, uma personalidade que tenha contribuído para a obtenção de ganhos em saúde ou para o prestígio das organizações de saúde, no âmbito do Serviço Nacional de Saúde.
O Ministério da Saúde aprovou a atualização do Plano Nacional de Saúde (PNS). A Revisão e Extensão do PNS define quatro grandes desígnios para 2020: redução da mortalidade prematura (abaixo dos 70 anos); aumento da esperança de vida saudável aos 65 anos; redução do tabagismo e da obesidade.
“As condições de trabalho e a qualidade de vida no quotidiano: o contributo da Segurança e Saúde Ocupacional” é o tema de um workshop que vai ser organizado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, dia 27 de outubro de 2015. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar os profissionais para a necessidade do cumprimento das boas práticas no local de trabalho e aprofundar a discussão em torno de aspetos críticos essenciais à promoção da qualidade de vida no trabalho e ao Bem-Estar do indivíduo.

Partilhar conhecimentos e experiências entre entidades envolvidas em procedimentos operacionais necessários para intervir em situações de origem Nuclear, Radiológica, Biológica e Química (NRBQ). É este o principal objetivo do 1º Seminário NRBQ - Equipamento de Proteção Individual, que terá lugar dia 2 de julho, em Lisboa, no auditório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. A inscrição é gratuita, mas condicionada ao número de vagas disponíveis.

Peritos do Centro Europeu de Prevenção e Controlo da Doença (ECDC), que estiveram em Lisboa entre 30 de março e 1 de abril a convite das autoridades de saúde portuguesas, avaliaram positivamente o plano português de preparação e resposta à doença por vírus Ébola. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge foi uma das instituições alvo desta avaliação externa.

Uma equipa de investigadores do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) e do BioISI da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa descobriu uma forma de melhorar até sete vezes a eficácia de um medicamento que será em breve utilizado no tratamento da fibrose quística. Esta é a doença rara mais frequente na raça caucasiana e afeta principalmente a função pulmonar.
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) organiza no próximo dia 29 de junho a “2ª Reunião TORCHnet – Rede Nacional de Vigilância Laboratorial e Clínica de Infeções Congénitas”, no âmbito das Jornadas de Doenças Infeciosas 2015. Vão ser debatidas, entre outras, questões sobre o funcionamento desta rede de vigilância e da plataforma informática de suporte à sua atividade.
Estão abertas as inscrições para uma Bolsa de Doutoramento em Genómica Funcional. Os candidatos deverão ter uma licenciatura com média igual ou superior a 15 valores ou possuir um Mestrado numa área relevante para o desenvolvimento do projeto de pesquisa.
Até ao dia 5 de Julho estão a decorrer as inscrições para uma Bolsa de Investigação de Pós-Doutoramento em Genómica Funcional, inserida no Projeto Translational Research sob a Harvard Medical School - Acordo de Cooperação Portugal, financiado pela FCT (HMSP ICT / 0016/2013).
A 6ª Edição do Food & Nutrition Awards tem candidaturas abertas até ao dia 22 de Junho. As candidaturas devem ser efetuadas online na plataforma disponível aqui. Aos vencedores do Food & Nutrition Awards, nas várias categorias disponíveis (Produto Inovação, Serviço Inovação, Investigação & Desenvolvimento, Iniciativa de Mobilização), será atribuído um selo de reconhecimento de qualidade e distinção.
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Gestão em Ciência e Tecnologia  – 1 vaga – a candidatos (M/F), para formação especializada no domínio da gestão da ciência e tecnologia na área das ciências biomédicas, no âmbito do projeto “Gestão da Investigação em Saúde”, co-financiada pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEAGrants) e pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P.
A Voz do Campo, revista especializada no setor agrário, publica na sua edição de junho um artigo sobre um projeto em curso no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge), o Rose4Pack. Este projeto de investigação coloca importante desafio na área da nova geração de embalagens alimentares: desenvolver uma embalagem biodegradável para aumentar a vida útil dos alimentos.
Ricardo de Almeida Jorge foi um destacado médico, investigador e higienista, tendo introduzido em Portugal as modernas técnicas e conceitos de saúde pública. Nasceu na cidade do Porto, a 9 de Maio de 1858, e faleceu em Lisboa, a 29 de Julho de 1939. Foi o fundador, em 1899, do então Instituto Central de Higiene.
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Departamento de Epidemiologia e Departamento de Doenças Infeciosas, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Científica – 1 vaga – a candidatos (M/F), no âmbito do Projeto “National Serological Survey in Portugal 2015-2016”, designado por “ISN 2015-16”, cofinanciado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2009-2014. Fase de Candidatura: de 19.06.2015 a 02.07.2015
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge), Departamento de Doenças Infecciosas, abre Concurso para a atribuição de duas Bolsas de Investigação (com a referência ISN2015_BI.2 e ISN2015_BI.3) – 2 vagas– para candidatos (M/F), no âmbito do Projeto intitulado “National Serological Survey in Portugal 2015-2016”, designado de “ISN 2015-16”, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Europeu 2009-2014 (Programa Iniciativas de Saúde Pública, EAA Grants 2009-2014).
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge.), Departamento de Doenças Infecciosas, abre Concurso para a atribuição de Bolsa para Formação em Gestão de Ciência e Tecnologia (com a referência ISN2015_BFGCT) – 1 vaga– para candidatos (M/F), no âmbito do Projeto intitulado “National Serological Survey in Portugal 2015-2016”, designado de “ISN 2015-16”, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Europeu 2009-2014 (Programa Iniciativas de Saúde Pública, EEA Grants 2009-2014).
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge), Departamento de Doenças Infecciosas, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Cientifica (BIC) – 1 vaga – a candidatos (M/F), no âmbito do Projeto “Novel approach to "understand" syphilis” (Ref. INSA/2013DDI879), financiado pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Os mais recentes avanços no conhecimento das cianobactérias, tanto a nível de métodos de deteção como de avaliação/gestão do risco de exposição humana a água contaminadas, são alguns dos temas que vão estar em debate no 4º Congresso Ibérico de Cianotoxinas, que terá lugar no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa, de 8 a 10 de julho.
A Unidade da Água e do Solo do Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Ricardo Jorge promove, dia 1 de julho, uma ação formativa intitulada "Controlo da qualidade da amostragem de Água". Os interessados em participar podem fazer as suas inscrições até dia 24 de junho.
_Destaques
Perguntas mais Frequentes
Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico 2013-2016
Vigilância integrada clínica e virológica da gripe; Rede médicos sentinela e serviços de urgência.
Rede de Vigilância de Vetores. Culicídeos - mosquitos. Ixodídeos - carraças
Inquérito sobre os hábitos de consumo de água na população portuguesa
Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade dos Laboratórios.
Vigilância Epidemiológica das Resistências aos Antimicrobianos
Tabela da Composição de Alimentos disponível para pesquisa gratuita.
Redes de Partilha de Informação em Segurança Alimentar e Nutrição
Ações para o desenvolvimento em saúde, com parceiros internacionais.
Boletim Epidemiológico Observações
Plano de Formação para a promoção e melhoria de competências em Saúde Pública.
Diagnosticar doenças nas primeiras semanas de vida do bebé e tratá-las precocemente.
Situação epidemiológica da infecção VIH/SIDA, caracterizada segundo as principais categorias de transmissão.
O Plano Nacional de Saúde acaba de ser revisto e estendido até 2020. Conheça os novos grandes desígnios.
Acesso a áreas reservadas para utilizadores previamente credenciados pelo INSA