Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook YouTube

Página Inicial

Boletim Epidemiológico Observações – Nº 7 janeiro-março 2014
_Noticias
Em 2014, o INSA proporciona a profissionais de saúde e segurança ocupacional e de saúde ambiental uma oferta formativa que lhes permitirá desenvolverem competências no domínio da avaliação da exposição profissional a agentes químicos. Ver Detalhe
A Peça do Mês de Abril pertence à coleção da Malária do Museu da Saúde e poderá ser visitada na exposição temporária Malária em Portugal: Memórias de uma Luta no Vale do Rio Sado, patente na mezanine do INSA. Ver Detalhe
 
Realizou-se no passado dia 3 de abril, no Instituto Português da Qualidade, o 1º Encontro Nacional “Nanotecnologia: Legislar para competir” Ver Detalhe
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP (INSA, IP) comemorou no dia 10 de abril o Dia Mundial da Saúde, este ano dedicado às doenças transmitidas por vetores. Ver Detalhe
 
 
No âmbito das atividades do protocolo REVIVE (Rede de Vigilância de Vetores), o INSA, IP publica o Relatório – Culicídeos e Ixodídeos – relativo ao ano de 2013.
Em 2014, o INSA,IP desenvolve três ações de formação no domínio das doenças transmitidas por vetores: duas ações enquadradas no REVIVE e o I curso de identificação de artrópodes vetores com impacto em Saúde Pública em Portugal.
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP (INSA, IP) vai associar-se, no dia 10 de abril, às comemorações do Dia Mundial da Saúde que, este ano, é dedicado às doenças transmitidas por vectores de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
Atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do Projeto Iberian network of laboratories of biological alert. Accreditation of methods for detection of highly pathogenic agentes Refª: IB-BIOALERTNET_01 2014.
As Doenças Lisossomais de Sobrecarga (DLS) constituem um grupo de doenças que engloba, atualmente, mais de 50 patologias, todas elas raras, e cuja apresentação clínica é extremamente variável, podendo ir desde doença neurológica grave até a casos menos graves.
O estudo e_COR irá fazer um roteiro pelas 5 regiões de Portugal continental, arrancando dia 8 de abril na região do Algarve, tendo já analisado a população da região Lisboa, Centro e Norte, terminando nos meses de outubro a dezembro na região do Alentejo.
O INSA associa-se às comemorações do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo 2014, disponibilizando-se para esclarecer questões e divulgar informação sobre a investigação desta patologia através do email autismo@insa.min-saude.pt.
Realiza-se no dia 30 de outubro de 2014 a 7ª Reunião Anual PortFIR, nas instalações do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP (INSA, I.P.).
Em 2014, o departamento de doenças infeciosas do INSA, IP realiza dois cursos de formação sobre o Diagnóstico Laboratorial da tuberculose.
Já se encontra disponível para consulta o Boletim Epidemiológico Observações, relativo ao primeiro trimestre de 2014.
Terá lugar, nos dias 2 e 3 de outubro de 2014, no Fórum Lisboa (antigo Cinema Roma), o IV Congresso Nacional de Saúde Pública. O 1º dia é subordinado ao tema doenças crónicas não transmissíveis e o 2º dedicado às doenças de transmissão vetorial.
Já estão disponíveis na plataforma de e-Learning do INSA, para consulta e inscrição, as ações de formação previstas para 2014. A reedição de iniciativas de sucesso faz-se acompanhar de novas ações em temas fundamentais da Saúde Pública da especialidade do Instituto.
Vigilância integrada clínica e virológica da gripe; Rede médicos sentinela e serviços de urgência.
Rede de Vigilância de Vetores. Culicídeos - mosquitos. Ixodídeos - carraças
Inquérito sobre os hábitos de consumo de água na população portuguesa
Perguntas mais Frequentes
Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade dos Laboratórios.
Vigilância Epidemiológica das Resistências aos Antimicrobianos
Tabela da Composição de Alimentos disponível para pesquisa gratuita.
Redes de Partilha de Informação em Segurança Alimentar e Nutrição
Ações para o desenvolvimento em saúde, com parceiros internacionais.
Boletim Epidemiológico Observações
Plano de Formação para a promoção e melhoria de competências em Saúde Pública.
Diagnosticar doenças nas primeiras semanas de vida do bebé e tratá-las precocemente.
Situação epidemiológica da infecção VIH/SIDA, caracterizada segundo as principais categorias de transmissão.
Plano Nacional de Saúde 2011-2016. Participe no seu desenvolvimento.
Acesso a áreas reservadas para utilizadores previamente credenciados pelo INSA