Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook YouTube

Página Inicial

Boletim Epidemiológico Observações nº 10
_Noticias
Na sequência do levantamento de edifícios públicos suspeitos de conter materiais com amianto é imperativo dispor de uma ferramenta única que permita uniformizar modos de atuação face aos materiais em presença e seu risco potencial para a saúde humana. Ver Detalhe
Comunicado conjunto da Direção-Geral da Saúde, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP, Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território e da Agência Portuguesa do Ambiente. Ver Detalhe
 
Entre 2 de Dezembro e 23 de Dezembro de 2014, o Departamento de Epidemiologia está a inquirir pelo telefone o Painel ECOS. As perguntas serão sobre questões relacionadas com a saúde. Ver Detalhe
No âmbito das comemorações dos 35 anos do Serviço Nacional de Saúde, o Museu da Saúde apresentou, no dia 7 de novembro, a exposição O combate a epidemias nos séculos XIX e XX: Tuberculose, onde repôs a sua coleção dedicada ao papel da Assistência Nacional aos Tuberculosos. Ver Detalhe
 
 
O Museu da Saúde apresenta como Peça do Mês de Dezembro uma alfaia litúrgica, que integra a tipologia de Objetos de Culto, associando-se, desta forma, às festividades de Natal.
O Museu da Saúde tem desenvolvido as suas atividades educativas dirigidas à comunidade escolar como um dos meios de divulgação do saber científico. As visitas guiadas foram realizadas para alunos do ensino secundário, do curso de Técnico Auxiliar de Saúde.
Teve lugar no dia 7 de Novembro a comemoração do Dia do INSA numa cerimónia presidida por Sua Excelência o Ministro da Saúde, Dr. Paulo Moita Macedo, que se fez acompanhar pelos Secretários de Estado Dr. Fernando Leal da Costa e Dr. Manuel Teixeira.
Um diagnóstico laboratorial fidedigno da malária é essencial para a deteção precoce, adequação da terapêutica, vigilância e controle desta infeção parasitária, nomeadamente na Europa e países não endémicos onde a parasitémia é baixa, dificultando o diagnóstico.
O INSA realizou no dia 26 de novembro de 2014, o 1º Simpósio Nacional “ Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura – Alimentação infantil e Contaminantes químicos”, que decorreu no Auditório 3, da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
No próximo dia 26 de novembro será apresentada publicamente a obra “Alterações do Estado de Saúde Associadas à Alimentação: Contaminação Química - Micotoxinas”, que aborda as questões atuais consideradas mais relevantes no domínio das micotoxinas e suas implicações na saúde humana.
O INSA, IP divulga o relatório do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, conhecido também por “teste do pezinho”, relativo ao ano de 2013, elaborado pela Comissão Executiva do Programa.
O estudo e_COR irá fazer um roteiro pelas 5 regiões de Portugal continental, arrancando dia 20 de Outubro na região do Alentejo, tendo já analisado a população da região Lisboa, Centro, Norte e Algarve terminando agora na região do Alentejo.
Está em curso a recolha de dados, junto de uma amostra de alojamentos, em todo o território nacional. O Instituto Nacional de Estatística, em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, está a proceder à recolha de dados do Inquérito Nacional de Saúde (INS 2014).
_Destaques
Perguntas mais Frequentes
Vigilância integrada clínica e virológica da gripe; Rede médicos sentinela e serviços de urgência.
Rede de Vigilância de Vetores. Culicídeos - mosquitos. Ixodídeos - carraças
Inquérito sobre os hábitos de consumo de água na população portuguesa
Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade dos Laboratórios.
Vigilância Epidemiológica das Resistências aos Antimicrobianos
Tabela da Composição de Alimentos disponível para pesquisa gratuita.
Redes de Partilha de Informação em Segurança Alimentar e Nutrição
Ações para o desenvolvimento em saúde, com parceiros internacionais.
Boletim Epidemiológico Observações
Plano de Formação para a promoção e melhoria de competências em Saúde Pública.
Diagnosticar doenças nas primeiras semanas de vida do bebé e tratá-las precocemente.
Situação epidemiológica da infecção VIH/SIDA, caracterizada segundo as principais categorias de transmissão.
Plano Nacional de Saúde 2011-2016. Participe no seu desenvolvimento.
Acesso a áreas reservadas para utilizadores previamente credenciados pelo INSA