Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook YouTube

Página Inicial

Edição Especial Alimantação e Nutrição Boletim Epidemiológico “Observações”
_Noticias
Assinala-se no próximo dia 28 de abril o Dia Nacional de Segurança e Prevenção no Trabalho. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge vai assinalar este Dia com várias atividades no âmbito da avaliação da exposição profissional a agentes químicos, físicos e biológicos. Ver Detalhe
No âmbito das atividades da REVIVE – Rede de Vigilância de Vetores (2011-2015), o Instituto Ricardo Jorge divulga hoje o relatório – Culicídeos e Ixodídeos, relativo ao ano de 2014. O programa REVIVE resulta da colaboração entre instituições do Ministério da Saúde (Direção-Geral da Saúde, Administrações Regionais de Saúde e Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge)
Ver Detalhe
 
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) e a Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FFCUL) assinaram hoje um protocolo de colaboração no domínio da investigação científica. A assinatura teve lugar na Sede do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa. Ver Detalhe
Realiza-se em breve o 1º Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial dos Países de Língua Portuguesa (CCQL-PLP), que terá lugar no Rio de Janeiro, Barra da Tijuca (Brasil), entre os dias 21 e 24 de junho de 2015. Este Congresso abordará como tema fulcral o Controlo da Qualidade Laboratorial, designadamente nas áreas clínica, genética, medicina forense, anatomia patológica, análise de águas, ar e alimentos Ver Detalhe
 
 
A equipa de portugueses que está na Guiné-Bissau a ajudar este país na deteção do Ébola já apoiou os profissionais locais a controlarem um surto de sarampo e um outro de meningite, disse o presidente do Instituto Ricardo Jorge. Ao fim de um mês de permanência desta equipa de técnicos na Guiné-Bissau, entre os quais profissionais do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Fernando de Almeida destaca a cooperação no terreno.
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Técnico de Investigação – 1 vaga – com o grau de Licenciado, a candidatos (M/F), no âmbito do Projeto “e_COR”.
O Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF), promovido pelo Instituto Ricardo Jorge, conta agora com um website próprio onde poderá encontrar (aqui) informação atualizada sobre este estudo que pretende conhecer o estado da saúde dos portugueses, bem como os seus hábitos de vida
O Instituto Ricardo Jorge associou-se hoje a uma homenagem simbólica ao Prof. Doutor José Mariano Gago, que se realizou em todo o país por parte da comunidade científica nacional. Sendo o Instituto Ricardo Jorge uma Instituição onde a investigação e a ciência fazem parte da sua atividade diária, vários colaboradores concentraram-se na porta principal do edifício-sede
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) tem há cerca de um mês uma equipa de técnicos em permanência na Guiné-Bissau, os quais estão integrados numa equipa que envolve também profissionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge), Departamento de Alimentação e Nutrição, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) – 1 vaga – com o grau de Mestre, a candidatos (M/F), no âmbito do Projeto MycoMix, designado por “Estudo exploratório dos efeitos tóxicos de misturas de micotoxinas em alimentos para crianças e potencial impacto na saúde".
Realizou-se ontem, dia 14 de abril, no Instituto Ricardo Jorge uma reunião da Global Health Security Agenda (GHSA). A GHSA é uma parceria entre nações, organizações internacionais e agentes públicos e privados, visando acelerar o progresso da sociedade em direção a um mundo seguro e protegido contra as ameaças das doenças infeciosas e promover a segurança global da saúde como uma prioridade da segurança internacional.
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, este ano dedicado ao tema da “Segurança Alimentar”, o Instituto Ricardo Jorge recorda um conjunto de recomendações para uma alimentação mais segura. Nesse sentido foi disponibilizado por este Instituto a versão portuguesa do poster da Organização Mundial da Saúde “Cinco Chaves Para Uma Alimentação Mais Segura”. 
O Instituto Ricardo Jorge abre concurso para uma vaga de pós-doutoramento em epidemiologia genética. Os candidatos devem ter um doutoramento, há pelo menos 6 anos, em epidemiologia, bioestatística, genética, genómica, saúde pública, medicina clínica ou áreas afins e terem trabalhos publicados em revistas científicas ou médicas internacionais.
O Instituto Ricardo Jorge celebrou no dia 8 de abril o Dia Mundial da Saúde, este ano dedicado ao tema da “Segurança Alimentar”, com a realização de uma conferência que contou a presença de vários dirigentes e convidados de diversas entidades governamentais bem como de investigadores nacionais e internacionais
Prevenir e garantir a segurança alimentar é o principal objetivo do protocolo ontem assinado entre várias entidades no âmbito das comemoração do Dia Mundial da Saúde 2015, que este ano é dedicado à “Segurança Alimentar”. O “SSD2 Pilot Project” trata-se do mapeamento dos dados analíticos de substâncias químicas, resíduos de pesticidas, aditivos e da monitorização biológica de géneros alimentícios.
O Diretor Regional da Saúde da Região Autónoma dos Açores, João Batista Soares, efetuou ontem uma visita de trabalho ao Instituto Ricardo Jorge. O responsável pela saúde na região açoriana reuniu com o Conselho Diretivo e com alguns dos Departamentos do Instituto, com vista à definição de ações concretas de colaboração entre as duas entidades e à exploração de outras áreas em que o conhecimento do Instituto Ricardo Jorge pode vir a ser uma mais-valia para os serviços de saúde insulares.
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, o Instituto Ricardo Jorge disponibiliza hoje a versão em língua portuguesa do Manual de boas-práticas da Organização Mundial (OMS) da Saúde sobre “Preparação, manipulação e conservação de fórmulas desidratadas para lactentes”.
O Instituto Ricardo Jorge divulga hoje uma edição especial do Boletim Epidemiológico “Observações” inteiramente dedicada à “Alimentação e Nutrição”, editado no âmbito das suas comemorações do Dia Mundial da Saúde 2015, data que este ano é dedicada, por decisão da Organização Mundial da Saúde, à “Segurança Alimentar”.
O Dia Internacional de Luta contra a Malária coincide com o dia da Liberdade em Portugal, 25 de Abril. Para lembrar este dia escolhemos como peça do mês a caixa de sulfato de quinina, medicamento crucial na história do combate à malária em todo mundo e erradicação da doença em Portugal.
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge), através dos Departamentos de Epidemiologia e de Doenças Infeciosas, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) – 1 vaga – com o grau de Mestre, a candidatos (M/F), no âmbito do Projeto de Investigação  designado por “Monitorização da Efectividade da Vacina Antigripal em Portugal”.
_Destaques
Perguntas mais Frequentes
Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico 2013-2016
Vigilância integrada clínica e virológica da gripe; Rede médicos sentinela e serviços de urgência.
Rede de Vigilância de Vetores. Culicídeos - mosquitos. Ixodídeos - carraças
Inquérito sobre os hábitos de consumo de água na população portuguesa
Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade dos Laboratórios.
Vigilância Epidemiológica das Resistências aos Antimicrobianos
Tabela da Composição de Alimentos disponível para pesquisa gratuita.
Redes de Partilha de Informação em Segurança Alimentar e Nutrição
Ações para o desenvolvimento em saúde, com parceiros internacionais.
Boletim Epidemiológico Observações
Plano de Formação para a promoção e melhoria de competências em Saúde Pública.
Diagnosticar doenças nas primeiras semanas de vida do bebé e tratá-las precocemente.
Situação epidemiológica da infecção VIH/SIDA, caracterizada segundo as principais categorias de transmissão.
Plano Nacional de Saúde 2011-2016. Participe no seu desenvolvimento.
Acesso a áreas reservadas para utilizadores previamente credenciados pelo INSA