Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube

Página Inicial

_Noticias
O Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, acolhe, dia 7 de julho, a segunda reunião do Grupo de Acompanhamento do Projeto IMOVE+ (Integrated Monitoring of Vaccines Effects in Europe). O encontro tem como principais objetivos apresentar os resultados da implementação do projeto na época 2015-16 nos cuidados de saúde primários e em contexto hospitalar.
Ver Detalhe
Estudo de revisão dos casos com dislipidemia rara em investigação no Instituto Ricardo Jorge, apresentando os dados clínicos e moleculares mais relevantes. Em 8 dos 14 doentes estudados ou estudo, foi encontrada a causa genética da doença, o que permitiu
uma melhor e mais personalizada abordagem terapêutica com melhoria do prognóstico.
Ver Detalhe
 

Um grupo de quatro alunos do Colégio Valsassina, em Lisboa, realizou, entre os 14 e 17 de junho, uma formação em contexto laboratorial nos Departamentos de Saúde Ambiental, de Genética Humana e de Alimentação e Nutrição. Esta ação decorreu no âmbito do protocolo de colaboração entre as duas instituições, que visa a  divulgação e partilha de conhecimento científico produzido no Instituto Ricardo Jorge.

Ver Detalhe

No verão, é importante reforçar a hidratação ao longo do dia, incluindo mais bebidas, já que a água naturalmente contida nos alimentos não é suficiente para suprir as necessidades diárias. Este é um dos conselhos que pode encontrar no artigo, da autoria do Departamento de Alimentação e Nutrição, publicado na última edição da revista "PARA SI + Saúde e Bem estar”, no âmbito da parceria editorial entre o Instituto Ricardo Jorge e o Grupo Auchan.

Ver Detalhe
 
 

A publicação com os resultados definitivos do Inquérito Nacional de Saúde (INS) 2014, realizado em conjunto pelo Instituto Nacional de Estatística e pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, está disponível para consulta. O documento encontra-se organizado em três áreas temáticas: estado de saúde, cuidados de saúde e determinantes de saúde.

É já na próxima semana, dia 6 de julho, que terá lugar, nas instalações do Instituto Ricardo Jorge em Lisboa, entre as 15:00 e as 17:00, a primeira edição do evento “Ciência e cultura mas que mistura - Peixe não puxa carroça?”. A iniciativa visa contribuir para o conhecimento do valor nutricional dos alimentos, através da utilização da Tabela da Composição dos Alimentos.

Especialistas do Instituto Ricardo Jorge participaram, de 22 a 24 de junho, em Lisboa, numa reunião técnica organizada pela Organização Mundial da Saúde para preparar medidas de prevenção e respostas a um eventual surto de Zika na Europa. Portugal foi o país escolhido para receber este encontro devido à sua experiência em medidas de controlo de vetores e combate a estas doenças.

A newsletter eletrónica do Instituto Ricardo Jorge, divulgada habitualmente todas as semanas, sofreu algumas alterações ao nível da sua imagem. As mudanças introduzidas visam permitir uma leitura mais fácil da informação disponibilizada e também uma aproximação do seu layout ao modelo gráfico do novo Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O Instituto Ricardo Jorge promoveu, dia 20 de junho, em Lisboa, um workshop sobre o projeto ERINHA (European Research Infrastructure on Highly Pathogenic Agents), que visa reforçar as capacidades da Europa para a investigação de microrganismos de elevado risco patogénico. Marcaram presença neste encontro representantes de nove instituições nacionais da área da saúde pública, diagnóstico, investigação e também da área militar.

O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Doenças Infeciosas, e a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa vão organizar, entre os dias 3 e 7 de outubro, o 20º congresso da European Society for Vector Ecology (ESOVE). A submissão de resumos para apresentação de comunicações deverá ser efetuada até 15 de julho.
Estudo do Departamento de Genética Humana do Instituto Ricardo Jorge demonstra que a tecnologia de sequenciação total do genoma associada ao uso de um painel de genes é uma ferramenta eficaz na deteção de variantes somáticas em doentes com Tumor de Wilms. Painel de genes será agora alargado para permitir estudar indivíduos com esta patologia rara aos quais falta uma caracterização molecular.
No âmbito do Plano Nacional de Prevenção e Controlo de Doenças Transmitidas por Vetores, a Direção-Geral de Saúde, em articulação com o Instituto Ricardo Jorge, elaborou um documento orientado exclusivamente para o vírus Zika. Objetivo passa por impedir ou minimizar a ocorrência de casos autóctones ou secundários e detetar precocemente casos importados, principalmente em áreas onde o mosquito Aedes aegypti está presente.
O programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias assinala em 2016 o 20º aniversário. À semelhança de anos anteriores, o Instituto Ricardo Jorge associa-se mais uma vez a esta iniciativa, disponibilizando seis estágios nas áreas da Genética Humana, da Alimentação e Nutrição e das Doenças Não Transmissíveis e que terão lugar nas suas instalações em Lisboa e Porto.
_Destaques
ISN
Inquérito Serológico Nacional 2015-2016
Vigilância integrada clínica e virológica da gripe; Rede médicos sentinela e serviços de urgência.
Plano de Formação para a promoção e melhoria de competências em Saúde Pública.
Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico 2013-2016
Perguntas mais Frequentes
Promoção, prevenção e gestão de doenças crónicas; Boas práticas.
Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade dos Laboratórios.
Rede de Vigilância de Vetores. Culicídeos - mosquitos. Ixodídeos - carraças
Situação epidemiológica da infecção VIH/SIDA, caracterizada segundo as principais categorias de transmissão.
Vigilância Epidemiológica das Resistências aos Antimicrobianos
Tabela da Composição de Alimentos disponível para pesquisa gratuita.
Redes de Partilha de Informação em Segurança Alimentar e Nutrição
Diagnosticar doenças nas primeiras semanas de vida do bebé e tratá-las precocemente.
Boletim Epidemiológico Observações
Ações para o desenvolvimento em saúde, com parceiros internacionais.
O Plano Nacional de Saúde acaba de ser revisto e estendido até 2020. Conheça os novos grandes desígnios.
Acesso a áreas reservadas para utilizadores previamente credenciados pelo INSA